Loja Digital

Havaianas inaugura primeira loja 100% digital, sem funcionários no atendimento

Espaço em São Paulo tem baixo custo operacional, e modelo será replicado em outros países, diz empresa

Havaianas abre sua primeira loja autônoma em São PauloHavaianas abre sua primeira loja autônoma em São Paulo - Foto: Divulgação

A Havaianas inaugurou sua primeira loja com atendimento 100% autônomo, no Parque Villa-Lobos, em São Paulo. O projeto faz parte do processo de digitalização da marca líder em chinelos de dedo de borracha no país.

Para comprar um dos modelos da marca, o cliente precisa baixar um aplicativo, chamado de Havaianas Go. Com a leitura de QR Code na entrada da loja, é possível entrar no espaço e escolher o modelo e fazer o pagamento via celular.

No início do ano passado, a companhia iniciou um projeto de atendimento híbrido em Aracaju, em Sergipe, no qual os clientes podiam realizar o pagamento e customizar os seus produtos através de apps em um balcão de atendimento híbrido.

O novo formato da loja envolve ainda o uso de materiais sustentáveis, já que o espaço foi feito de container feito com aproximadamente mil quilos de lixo e plástico reciclados. O painel de borracha que decora a loja é feito com resíduos fabris e de chinelos coletados no programa de reciclagem da marca.

- Esse modelo de loja é versátil, pois pode ser instalado em estacionamentos, parques, praças, praias, metrôs, eventos, e supermercados. Queremos reduzir complexidade, aumentar nossa eficiência e estar em mais pontos de contato com nossos usuários - diz Maria Fernanda Albuquerque, vice-presidente de Marketing de Havaianas Global.

No primeiro trimestre deste ano, a marca vendeu 48,2 milhões de pares, dos quais 7,6 milhões no exterior. A marca conta com 552 lojas no Brasil e outros 368 espaços no exterior.

Segundo ela, o modelo de lojas autônomas está sendo testado de forma inédita no Brasil.

- Com esse novo modelo de negócios, queremos mostrar que a marca pode chegar a ainda mais lugares, pois a loja tem um baixo custo operacional, é fácil de ser replicada e tem um potencial gigante para expandir a presença da marca no Brasil e no mundo, oferecendo uma experiência de compra inovadora e diferenciada.

Maria Fernanda explica que a ideia por enquanto é estudar esse modelo para reduzir complexidade, aumentar a eficiência e estar em mais pontos de contato com os usuários no Brasil e no mundo.

- Futuramente queremos estar com esse formato em outros mercados, principalmente o internacional.

A Havaianas também está ampliando os investimentos em tecnologia para permitir que os clientes possam criar suas próprias sandálias, escolhendo cores de tiras, solas e estampas, através da compra no aplicativo, que vai funcionar como uma espécie de "hub" digital. Com isso, o processo de impressão dos modelos está diretamente conectado à fábrica em Montes Claros, em Minas Gerais.

Veja também

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês
Dólar

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee
Falha no sistema

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Newsletter