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NEGÓCIOS

Hello Kitty comemora 50 anos nesta sexta-feira (1º) e continua a gerar milhões de dólares

Personagem aparece em milhares de produtos e tem entre fãs de Katy Perry a Lady Gaga. Filme da Warner Bros e novo parque temático na China mostram vigor da agora cinquentona

Hello Kitty não é uma gatinha, mas uma garotinha de Londres, de acordo com a Sanrio, a empresa que criou a personagem Hello Kitty não é uma gatinha, mas uma garotinha de Londres, de acordo com a Sanrio, a empresa que criou a personagem  - Foto: Frederic J. Brown/AFP

Hello Kitty, a adorável e enigmática personagem que adorna quase tudo, de bolsas a panelas de arroz, completa 50 anos nesta sexta-feira e continua a gerar milhões de dólares para seus criadores japoneses.

O design simples da personagem — que não é uma gata, mas uma garotinha de Londres, de acordo com a Sanrio, a empresa que o criou — tem o potencial de continuar gerando dinheiro nos próximos anos, dizem os especialistas.

'Elas curam algo em minha criança interior'
Uma moradora da Califórnia tem tantos produtos da Hello Kitty que seu marido construiu um galpão rosa para armazená-los. Dentro dele há milhares de brinquedos e outros itens com a Kitty e seu laço vermelho brilhante, incluindo fileiras de óculos de sol e uma cadeira giratória.

 

— As pessoas da minha idade dizem: 'Hello Kitty é para crianças pequenas', e eu rio disso — disse Helen, de Riverside, Califórnia, que diz ter “50 e poucos” anos de idade.

 

Nesta foto, Helen, fundadora do fã-clube "Hello Kitty SoCal Babes", posa com sua coleção dentro de seu galpão rosa no Condado de Riverside, Califórnia — Foto: Frederic J. Brown/AFP

Helen, cujo carro também é decorado com a Hello Kitty, dirige o fã-clube do sul da Califórnia “Hello Kitty SoCal Babes”. Ela é obcecada pela personagem desde que ela apareceu pela primeira vez nos Estados Unidos, na década de 1970.

Sua vasta coleção de bichinhos de pelúcia da Hello Kitty “a aquece” e ela passa horas com eles, diz Helen, que não quis revelar seu sobrenome.

— Elas curam algo em minha criança interior — diz ela.

A Hello Kitty começou como uma ilustração em uma carteira de vinil. Desde então, ela apareceu em dezenas de milhares de produtos — oficiais e não oficiais — incluindo colaborações com a Adidas, Balenciaga e outras grandes marcas.

O fenômeno não dá sinais de parar, com um filme da Warner Bros em andamento e um novo parque temático da Hello Kitty a ser inaugurado no próximo ano na ilha tropical chinesa de Hainan.

Personagem sem uma história
O preço das ações da Sanrio aumentou sete vezes, elevando seu valor de mercado para mais de 1 trilhão de ienes (US$ 6,8 bilhões) desde que seu jovem CEO, Tomokuni Tsuji, substituiu seu avô em 2020.

— Seria absurdamente cínico dizer que não precisamos dessas coisas macias, felpudas e cor-de-rosa — disse Christine R. Yano, da Universidade do Havaí.

De fato, “dada a natureza preocupante de nossa vida contemporânea, talvez precisemos delas mais do que nunca”, disse Yano, autora do livro sobre Hello Kitty “Pink Globalization”.

— Esse fenômeno não está morto e não morrerá, pelo menos a curto prazo — acrescentou ela.
 

Produtos da Hello Kitty estão expostos à venda na Sanrio Smile Shop em seu dia de inauguração no Universal Studios Hollywood, em Universal City, Califórnia Produtos da Hello Kitty estão expostos à venda na Sanrio Smile Shop em seu dia de inauguração no Universal Studios Hollywood, em Universal City, Califórnia — Foto: Frederic J. Brown/AFP

Ao contrário de outros produtos culturais japoneses, como Pokémon ou Dragon Ball, há uma narrativa mínima em torno da personagem, cujo nome completo é Kitty White.

Algumas feministas afirmam que a falta de boca da Hello Kitty é um símbolo de desempoderamento, mas Yuko Akiyama, chefe global de gerenciamento de marca da Sanrio, diz que essa característica significa que a personagem pode “refletir” diferentes emoções.

— Se você está triste, a Hello Kitty o conforta. Se estiver feliz, a Hello Kitty compartilha sua alegria — afirma Akiyama.

No TikTok, a 'CEO of supercute'
Entre as celebridades fãs da Hello Kitty estão Lady Gaga, Nicki Minaj e Katy Perry, e até mesmo o Rei Charles III desejou a ela um feliz aniversário este ano.

A conta da Hello Kitty no TikTok — cuja biografia a identifica como a “CEO of supercute” — apresenta memes sarcásticos e imagens do “Hello Kitty Day” em jogos de beisebol nos Estados Unidos que encantam seus 3,5 milhões de seguidores.

A Hello Kitty é o símbolo do “kawaii” japonês, um adjetivo que significa “fofo” ou “bonito”, e se tornou uma ferramenta do 'soft power' japonês, sendo o mascote de uma campanha que promove a etiqueta turística em Tóquio.

Cartazes comemorativos do 50º aniversário foram exibidos no parque temático Sanrio Puroland. A empresária Kim Lu, de Manila, viajou para lá durante as férias com sua sobrinha de quatro anos.

— Essa era realmente nossa prioridade aqui em Tóquio — disse ela. — Sinceramente, não sabemos qual é o segredo do sucesso da Hello Kitty — admitiu Kim Lu, 36 anos. — Acho que é o charme.

A Sanrio tem direitos autorais de centenas de outros personagens populares, e a Hello Kitty responde por 30% de seus lucros, em comparação com 75% há uma década.


Mas a Hello Kitty é a favorita de Rio Ueno, uma mulher de 23 anos que pegou um ônibus noturno da região norte de Niigata para visitar o parque com uma amiga.

— Eu tenho coisas da Kitty desde que era uma garotinha — disse Ueno, vestida com um moletom, uma bolsa e um bicho de pelúcia da Hello Kitty. — Ela é uma pessoa que está sempre perto de mim e quero que continue assim.

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