Hotéis do Recife tiveram 55,64% de ocupação no período do Carnaval
Segundo a ABIH-PE, o cancelamento do feriado afetou mais o setor do que o da própria festa
Entre os últimos dias 12 e 16 de fevereiro, a rede hoteleira do Recife registrou uma taxa de ocupação de 55,64% dos seus leitos disponíveis. Os números são um pouco melhores do que a média dos últimos três meses que tem ficado em 35% para todo o Estado de Pernambuco. Os dados são da seção pernambucana da Associação Brasileira da Indústria de Turismo. No entanto, os números ficaram muito longe do que foi constatado em 2020, quando os festejos de Momo aconteceram normalmente e hotéis alcançaram uma taxa de 95%.
“O cancelamento da festa afeta mais os resultados de Olinda e Recife. Mas a suspensão do feriado prejudicou todo o Estado porque muita gente viaja para outras cidades, justamente, para fugir do Carnaval”, explica o presidente da ABIH-PE, Eduardo Cavalcanti. Segundo ele, em Porto de Galinhas, por exemplo, 74,27% dos leitos foram ocupados este ano, contra 96% de 2020. Já em Gravatá, a taxa foi de 63,2% este ano e de 95% no ano passado.
Já a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco (Abrasel-PE) registrou uma piora nos negócios, com uma queda de 35% no movimento em relação às últimas semanas. Essa retração, de acordo com a entidade, foi consequência do decreto do Governo do Estado que proibiu totalmente o funcionamento de bares e restaurantes no Bairro do Recife e no sítio histórico de Olinda. “O resultado foi muito ruim. O fechamento completo desses estabelecimentos puxou os índices para baixo”, ressaltou o presidente da Abrasel, André Araújo, que criou um festival gastronômico para tentar alavancar o movimento do setor durante o Carnaval.
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Para a secretária de Turismo e Lazer da Prefeitura do Recife, Cacau de Paula, os resultados do setor hoteleiro gera uma sensação de dever cumprido diante dos obstáculos impostos ao turismo pela pandemia. “Claro que queríamos chegar aos 100% de ocupação como temos todos os anos, mas o importante é que Recife se preparou para receber esses turistas e conseguimos um resultado positivo nas atuais circunstâncias”, explica a secretária.
Ela explica que a Secretaria preparou uma campanha denominada “o Recife tá on” para divulgar entre os viajantes e moradores daqui, todas as atrações turísticas que a cidade oferece, dentro de todas as normas sanitárias exigidas. Cacau de Paula também lembra que o município apoiou e divulgou o festival gastronômico realizado pela Abrasel. “Continuamos trabalhando, virtualmente, com as agências e operadoras para divulgar o Recife como um destino de lazer, sempre cumprindo todos os protocolos de segurança”, concluiu.