Logo Folha de Pernambuco

NEGÓCIOS

HubBrasilChina, da Teleport, vai unir 20 empresas brasileiras em Macau

Participantes passam a ter endereço na China para abrir um CNPJ local e realizar importações e exportações com diversos benefícios concedidos pelo governo chinês

Segundo Gildo Baptista, há planos de se instalar também um hub para empresas chinesas terem uma unidade em PernambucoSegundo Gildo Baptista, há planos de se instalar também um hub para empresas chinesas terem uma unidade em Pernambuco - Foto: Walli Fontenele/Folha de Pernambuco

O grupo pernambucano Teleport, especializado em educação à distância, está lançando uma ação que deve alavancar negócios entre 20 empresas brasileiras e a China, com baixo investimento. Trata-se do HubBrasilChina (HBC), um escritório de negócios para empresas de ambos países, em Macau, na costa meridional chinesa. O baixo custo para os participantes se deve ao fato de eles montarem seus negócios em Macau em um espaço coletivo, numa espécie de sistema de coworking

De acordo com o CEO do Grupo Teleport, Gildo Neves Baptista, o investimento para abertura de uma empresa em Macau hoje fica em torno de US$ 5 mil. Esse custo, quando dividido por 20, o número de empresas que já aderiram a iniciativa, ainda segundo ele, vai ser de aproximadamente US$ 250 para cada uma.

“As participantes do hub passam a ter endereço na China para abrir um CNPJ local e realizar importações e exportações com muitos benefícios oferecidos pelo governo chinês”, afirmou Baptista. O HBC surge a partir das duas missões realizadas pelo grupo, no ano passado, quando os empresários viram as oportunidades de negócios que se abrem entre Brasil e China.

Há planos de se instalar também um hub para as empresas chinesas poderem ter uma unidade em Pernambuco, mais precisamente no Porto de Suape, ideia ainda em fase embrionária. A expectativa é que os dois hubs irão facilitar o intercâmbio de informações, a identificação de oportunidades de investimentos e o apoio técnico às empresas que buscam expandir seus negócios, seja para mercado chinês ou o brasileiro.

O anúncio do HBC foi feito nesta quarta-feira (20), quando Baptista apresentou a Missão China 2024.1, inciativa da Teleport que vai levar uma delegação de empresários brasileiros ao Fórum e Exposição Internacional de Cooperação Ambiental de Macau (MIECF 2024), um dos principais eventos de tecnologia ambiental da China, que será realizado de 28 a 30 deste mês.

 “Levamos os empresários com o propósito de apresentar aos parceiros e investidores chineses o potencial de investimentos no setor de educação no Brasil, especialmente com as onze empresas que formam a comitiva brasileira”, detalhou Baptista.

Veja também

X muda regras para usar dados de usuários no treinamento de IA e compartilhar com terceiros
REDES SOCIAIS

X muda regras para usar dados de usuários no treinamento de IA e compartilhar com terceiros

Bolsas da Europa fecham sem direção única, com sinais de melhora na China e BCE ainda em foco
bolsa de valores

Bolsas da Europa fecham sem direção única, com sinais de melhora na China e BCE ainda em foco

Newsletter