Malha aérea

Iata: demanda aérea sobe 10,7% e capacidade avança 8,5% em maio na comparação anual

Tráfego doméstico, por sua vez, aumentou 4,7% e a capacidade aumentou 0,1% em maio, com a taxa de ocupação subindo 3,8 pontos porcentuais, para 84,5%

Capacidade total, medida em assentos-quilômetro disponíveis (ASK), aumentou 8,5% e a taxa de ocupação ficou em 83,4%Capacidade total, medida em assentos-quilômetro disponíveis (ASK), aumentou 8,5% e a taxa de ocupação ficou em 83,4% - Foto: Instagram/Reprodução

A demanda global de aviação, medida em passageiros-quilômetro transportados pagos (RPK), cresceu 10,7% em maio ante igual período do ano passado, segundo a Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata).

A capacidade total, medida em assentos-quilômetro disponíveis (ASK), aumentou 8,5% e a taxa de ocupação ficou em 83,4%, avanço de 1,7 ponto porcentual (p.p.), ambos na comparação com maio de 2023, um recorde para o mês em questão.

A demanda no segmento internacional cresceu 14,6% ante um ano antes, enquanto a capacidade aumentou 14,1% e a taxa de ocupação subiu para 82,8% (+0,3 p.p.).

O tráfego doméstico, por sua vez, aumentou 4,7% e a capacidade aumentou 0,1% em maio, com a taxa de ocupação subindo 3,8 pontos porcentuais, para 84,5%.

"A forte procura por viagens continua. Com as vendas de passagens em maio para viagens no início da alta temporada aumentando quase 6%, a tendência de crescimento não mostra sinais de enfraquecimento", afirma o diretor-geral da Iata, Willie Walsh, em nota.

América Latina
As companhias aéreas latino-americanas registraram um aumento anual de 15,9% na demanda em maio. Já a capacidade cresceu 14,3% na mesma base comparativa.

A taxa de ocupação, por sua vez, subiu para 85,1%, avanço de 1,2 ponto ante o mesmo mês de 2023. O patamar é o mais elevado entre as diferentes regiões mapeadas pela Iata.

 

Veja também

Bolsas da Europa avançam com expectativa de ciclo sustentado de afrouxamento pelo Fed
bolsa de valores

Bolsas da Europa avançam com expectativa de ciclo sustentado de afrouxamento pelo Fed

Sistema de Valores a Receber do BC tem R$ 2,52 bilhões de pessoas falecidas
ECONOMIA

Sistema de Valores a Receber do BC tem R$ 2,52 bilhões de pessoas falecidas

Newsletter