BRASIL

Ibama libera pesquisa de exploração de petróleo no Rio Grande do Norte, e MME comemora

Expectativa do Ministério é de que nos blocos autorizados haja um potencial para até dois bilhões de barris de petróleo

Lula e Alexandre Silveira Lula e Alexandre Silveira  - Foto: Ricardo Stuckert

O Ibama autorizou nesta sexta-feira que sejam explorados poços de petróleo de pesquisa na chamada Bacia Potiguar, na Margem Equatorial, no Rio Grande do Norte. A notícia foi comemorada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

- Sendo confirmada a potencialidade da região, teremos mais desenvolvimento para a região e mais recursos para o fundo social, que financia saúde e educação - disse Silveira.

A expectativa do Ministério é de que nos blocos autorizados haja um potencial para até dois bilhões de barris de petróleo. Segundo a pasta, a região é distante da foz do Rio Amazonas, e essa liberação pode facilitar as licenças para estudos também no litoral do Amapá.

O MME e o Ibama vêm travando uma disputa para a exploração de petróleo na Margem Equatorial. Parte dessas áreas abrangem a foz do Rio Amazonas, por isso, há forte resistência de ambientalistas. O MME argumenta, por outro lado que as perfurações, nesse caso, são apenas iniciais e de testes, e de que não há registros de acidentes nesse tipo de prospecção pela Petrobras.
 

Ainda assim, a ministra de Meio Ambiente, Marina Silva, e o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, dizem que as áreas só serão liberadas caso todos os critérios técnicos sejam preenchidos.

Veja também

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês
Dólar

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee
Falha no sistema

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Newsletter