Mercado empresarial

Pesquisa indica queda de confiança dos empresários no Recife

Pesquisa da Fecomércio indica nono mês de queda na confiança do empresariado 

ComércioComércio - Foto: Arquivo/Agência Brasil

Em junho, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) no Recife diminuiu 0,8%, alcançando 108,0 pontos, marcando o nono mês seguido de queda. Os dados foram divulgados pela Fecomércio Pernambuco com base em pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens (CNC) e refletem um ambiente de cautela entre os empresários do setor.

O Índice de Condições Atuais teve leve elevação de 0,6%, chegando a 84,3 pontos, ainda abaixo de 100, indicando percepção negativa das condições econômicas. Já as expectativas para os próximos meses caíram 3%, influenciadas pela incerteza na economia e no comércio, devido à interrupção no corte de juros e ao avanço inflacionário recente.

Por outro lado, o Indicador de Contratação de Funcionários registrou aumento de 1,5%, atingindo 120,9 pontos em junho, indicando confiança na expansão das equipes empresariais no curto prazo. Em comparação ao mesmo período do ano anterior, o indicador cresceu significativos 12,5%.

Selic e inflação determinantes

Segundo José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, as decisões macroeconômicas futuras serão determinantes: "Com a estabilização da taxa Selic e a preocupação com a inflação, o varejo deve adotar uma postura cautelosa".

Rafael Lima, economista da Fecomércio-PE, acrescenta: "Apesar da queda contínua na confiança dos empresários, indicadores como o de contratação de funcionários sugerem um otimismo cauteloso quanto ao emprego formal. Contudo, o mercado de trabalho continuará sensível aos movimentos de juros e inflação."

Veja também

Oi está próxima de receber chancela para desligar telefones fixos
COMUNICAÇÕES

Oi está próxima de receber chancela para desligar telefones fixos

Apple Watch chega hoje às lojas do Brasil. Entenda os novos recursos de saúde e esportes
TECNOLOGIA

Apple Watch chega hoje às lojas do Brasil. Entenda os novos recursos de saúde e esportes

Newsletter