Ilya Sutskever, cofundador da OpenAI (ChatGPT), anuncia sua renúncia
Na segunda-feira, a startup apresentou nova versão do ChatGPT, que passa a manter conversas faladas fluidas com usuários
O cofundador da OpenAI, Ilya Sutskever, anunciou na noite de terça-feira sua saída da startup americana, proprietária do aplicativo ChatGPT, que revolucionou a inteligência artificial generativa (IA).
“Depois de quase uma década, tomei a decisão de deixar a OpenAI”, escreveu Sutskever na rede social X, antigo Twitter.
“A jornada da empresa tem sido milagrosa e estou confiante de que a OpenAI construirá inteligência artificial segura e benéfica”, acrescentou.
Sutskever, cientista-chefe da OpenAI, fez parte do conselho de administração que votou pela demissão do CEO e cofundador Sam Altman em novembro passado.
Leia também
• Depois da OpenAI, Google revela como será o Gemini com interação por vídeo e áudio
• GPT-4o: OpenAI anuncia nova versão gratuita do ChatGPT que processa imagem e voz em tempo real
• OpenAI lança GPT-4o, novo modelo de IA generativa com acesso gratuito
Essa demissão surpresa mergulhou a startup de São Francisco em vários dias de turbulência.
A Microsoft, principal investidora da OpenAI, rapidamente se ofereceu para contratar o chefe deposto, e a maior parte do pessoal ameaçou sair. Altman foi rapidamente reintegrado.
Sutskever deixou o conselho de administração, mas permaneceu em seu cargo na OpenAI.
Na segunda-feira, a OpenAI apresentou uma nova versão do ChatGPT, que agora pode manter conversas faladas fluidas com seus usuários, um passo em direção a assistentes de IA cada vez mais pessoais e poderosos.