Imposto de Renda: prazo para entregar declarações em 2023 vai de 15 de março a 31 de maio
As novas regras para a declaração serão divulgadas no final de fevereiro
O prazo para entrega das declarações do Imposto de Renda em 2023 será de 15 de março a 31 de maio, informou a Receita Federal nesta terça-feira (14). A alteração na data foi feita para permitir que desde o início os brasileiros possam aproveitar a declaração pré-preenchida, que facilita o procedimento. As novas regras para o IRPF 2023, no entanto, serão anunciadas no final de fevereiro.
Em nota, o supervisor nacional do Programa do Imposto de Renda, auditor fiscal José Carlos Fernandes da Fonseca, explicou que a maior parte das informações que constarão na declaração pré-preenchida só chegarão à Receita no final deste mês, o que exige um prazo maior para a consolidação dos dados. “A (declaração) pré-preenchida proporciona menos erros e maior comodidade ao contribuinte”, justificou o auditor.
Leia também
• Governadores querem fechar acordo para compensação para perdas com ICMS até março
• Novo Minha Casa, Minha Vida, que Lula lança nesta terça (14), dará subsídios a renda de até R$ 2.640
• Classe média perdeu mais renda na pandemia, diz estudo; veja cidades e estados mais ricos
Com esse modelo, o contribuinte tem acesso a informações sobre rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas já incluídas em anos anteriores direto no sistema da Receita Federal. É importante checar se está tudo correto antes de dar continuidade à declaração.