Imposto de Renda: recibo para despesas em saúde será emitido só por meio digital a partir de 2025
Emissão será feita apenas em aplicativo e vai dispensar que profissionais e pacientes precisem guardar recibos em papel
A Receita Federal informou nesta quinta-feira (12) que a emissão de recibo de despesa com saúde por profissionais pessoas físicas (médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais) será feita apenas por meio digital a partir do ano que vem.
A emissão será feita pelo aplicativo “Receita Saúde”. Com a ferramenta, os pacientes e profissionais de saúde não precisarão mais guardar os recibos em papel, já que as informações poderão ser consultadas diretamente no aplicativo e depois deduzidas do Imposto de Renda.
Leia também
• STF forma maioria para impedir cobrança de imposto de herança sobre previdência privada
• Imposto de Renda, salário mínimo, abono: entenda medidas que Haddadd vai anunciar na TV
• Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda
O Receita Saúde está disponível desde abril deste ano, mas sua utilização era facultativa. Até o início de dezembro, mais de 380 mil recibos já tinham sido emitidos, totalizando mais de R$ 215 milhões em valores de serviços de saúde prestados.
— A medida deve reduzir significativamente o número de declarações em malha fina já que cerca de 25% das declarações que caem na malha, apresentam alguma inconsistência relacionada aos recibos de prestadores de serviços de saúde pessoas físicas — diz o secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas.
O aplicativo, no entanto, não se aplica aos prestadores de saúde pessoas jurídicas que já prestam essas informações por meio da Declaração de Serviços Médicos de Saúde - Dmed.