Logo Folha de Pernambuco

BRASIL

Imposto de Renda: recibo para despesas em saúde será emitido só por meio digital a partir de 2025

Emissão será feita apenas em aplicativo e vai dispensar que profissionais e pacientes precisem guardar recibos em papel

Imposto de Renda Imposto de Renda  - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

A Receita Federal informou nesta quinta-feira (12) que a emissão de recibo de despesa com saúde por profissionais pessoas físicas (médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais) será feita apenas por meio digital a partir do ano que vem.

A emissão será feita pelo aplicativo “Receita Saúde”. Com a ferramenta, os pacientes e profissionais de saúde não precisarão mais guardar os recibos em papel, já que as informações poderão ser consultadas diretamente no aplicativo e depois deduzidas do Imposto de Renda.

O Receita Saúde está disponível desde abril deste ano, mas sua utilização era facultativa. Até o início de dezembro, mais de 380 mil recibos já tinham sido emitidos, totalizando mais de R$ 215 milhões em valores de serviços de saúde prestados.

— A medida deve reduzir significativamente o número de declarações em malha fina já que cerca de 25% das declarações que caem na malha, apresentam alguma inconsistência relacionada aos recibos de prestadores de serviços de saúde pessoas físicas — diz o secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas.

O aplicativo, no entanto, não se aplica aos prestadores de saúde pessoas jurídicas que já prestam essas informações por meio da Declaração de Serviços Médicos de Saúde - Dmed.

Veja também

Empresário da indústria da construção civil elogia vendas em novembro
construção civil

Empresário da indústria da construção civil elogia vendas em novembro

Senado aprova regulamentação de eólicas offshore
Alto mar

Senado aprova regulamentação de eólicas offshore

Newsletter