Logo Folha de Pernambuco

IBC-Br

Índice de atividade econômica do Banco Central cai 0,77% em agosto

Resultado veio um pouco abaixo do que previa a mediana do mercado financeiro, que esperava recuou de 0,6%

Banco CentralBanco Central - Foto: Gil Ferreira/Agência CNJ

O índice de atividade econômica do Banco Central, IBC-Br, recuou 0,77% em agosto, na série com ajustes sazonais. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, houve crescimento de 1,3%, com alta acumulada no ano de 3%.

A queda no mês veio um pouco pior do que a mediana de projeções do mercado. Segundo o Departamento de Estudos Econômicos do Bradesco, a estimativa apontava para uma redução de 0,6% em agosto.

Nesse mês, segundo dados do IBGE, houve recuo no comércio (-0,2%) e nos serviços (-0,9%), com uma pequena alta da indústria (0,4%). O IBC-Br utiliza esses dados para formular o seu índice de atividade.

Segundo o economista Alberto Ramos, do banco americano Goldman Sachs, o indicador agora aponta que a economia brasileira está 4,9% acima de fevereiro de 2020, quando teve início a pandemia de Covid-19, mas 1,5% abaixo do melhor momento, registrado em dezembro de 2013.

Desaceleração
O mercado financeiro espera que a economia brasileira desacelere nos dois últimos trimestre do ano, pelo efeito da política de juros altos do Banco Central. Apesar do início da queda da Selic, em julho, a melhora só deve ser sentida no segundo semestre do próximo ano, segundo integrantes da própria equipe econômica.

Alberto Ramos aponta, contudo, que os estímulos dados pelo governo, com o aumento do Bolsa Família, e o mercado de trabalho aquecido podem atenuar esse cenário negativo no final deste ano.

A Selic foi mantida em 13,75% até a reunião de 22 de junho, e já sofreu dois cortes de meio ponto, recuando parar 12,75%. A taxa, no entanto, ainda é considerada "restritiva" para a atividade econômica. O BC já sinalizou novos cortes de meio ponto nas próximas reuniões do Copom.

Ainda assim, o PIB deste ano tem sido revisado para cima, depois das surpresas para melhor com os resultados do primeiro e do segundo trimestres, puxados principalmente pela agricultura. Conforme o Boletim Focus, o país deve encerrar 2023 com crescimento de 2,92%.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter