Logo Folha de Pernambuco

Economia

Indústria foi o setor mais afetado, com queda de 12,3%

A queda foi disseminada em todos os subsetores divulgados pelo IBGE

MaquinárioMaquinário - Foto: José Paulo Lacerda/CNI

Com a paralisação quase total da indústria automobilística e cortes na produção de artigos considerados supérfluos, a indústria brasileira recuou 12,3% no segundo trimestre. Foi o maior recuo entre os setores pesquisados para o cálculo do PIB (Produto Interno Bruto).

A queda foi disseminada em todos os subsetores divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no formato atual, em 1996. No primeiro trimestre, a indústria já havia recuado 1,4%, sob os primeiros efeitos da pandemia em suas atividades. A indústria da transformação (-17,5%) teve o maior recuo, com forte impacto da produção de automóveis, e da indústria têxtil, por exemplo. São segmentos com maior dependência do consumo das famílias, que caiu 12,5% no trimestre.

No início da pandemia, com estoques em alta e concessionárias fechadas, as montadoras chegaram a fechar 64 das 65 fábricas do país. As operações vêm sendo retomadas, mas em ritmo menor e muitas demissões. As pesquisas mensais do IBGE mostram que o desempenho do setor é desigual, com produção elevada em atividades ligadas ao consumo essencial, como alimentos e remédios, e pouca produção de produtos considerados supérfluos ou que tenham maior dependência do comércio de rua.



A indústria da construção fechou o trimestre em queda de 5,7%. A produção de energia, água e esgoto caiu 5,5%, com a redução da demanda por eletricidade nos primeiros meses de pandemia. Já a indústria extrativa teve queda de 1,1%. Nos dois últimos casos, os dados posteriores ao fim do segundo trimestre já mostram recuperação a níveis anteriores à pandemia. No caso da eletricidade, a expectativa é que o consumo de agosto seja maior do que a do mesmo mês do ano anterior.

No petróleo, a Petrobras exportou em agosto um volume de petróleo muito próximo ao recorde estabelecido em dezembro de 2019. A estatal chegou a reduzir sua produção no início da pandemia, mas reverteu a decisão ao perceber grande procura pelo óleo brasileiro, que tem baixo teor de enxofre e produz combustíveis menos poluentes. De acordo com o IBGE, a agropecuária manteve-se em alta, como no primeiro trimestre, quando cresceu 0,6%, e fechou o segundo trimestre em alta de 0,4%.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter