ECONOMIA

Inflação dos EUA reduz para 2,2% interanual em agosto

Resultado foi ligeiramente melhor que o previsto, já que os analistas esperavam 2,3%

Sede do Federal Reserve (FED), o banco central dos Estados UnidosSede do Federal Reserve (FED), o banco central dos Estados Unidos - Foto: Fed/Divulgação

A inflação dos Estados Unidos reduziu a 2,2% em termos anuais em agosto, frente a 2,5% de julho, segundo o índice PCE publicado nesta sexta-feira (27) pelo Departamento de Comércio, o preferido do Federal Reserve que começou a reduzir as taxas de juros.

Este dado foi ligeiramente melhor que o previsto, já que os analistas esperavam 2,3%, segundo o consenso de MarketWatch.

No entanto, a inflação subjacente, que exclui os preços mais voláteis como alimentação e energia, subiu a 2,7% na medição em 12 meses, frente a 2,6% de julho.

Os americanos convivem com aumentos de preços há vários anos e é uma das principais preocupações dos eleitores, que terão que eleger entre a democrata Kamala Harris e o republicano Donald Trump no próximo 5 de novembro.

O índice PCE é o preferido do Fed, que quer reduzir a inflação a 2% em termos anuais, um nível considerado saudável para a economia.

Outro índice de inflação, o IPC, que reajusta as pensões, caiu em agosto a seu nível mais baixo desde fevereiro de 2021, a 2,5% anual.

Veja também

Campos Neto reitera que não existe harmonia monetária sem ter harmonia fiscal
BANCO CENTRAL

Campos Neto reitera que não existe harmonia monetária sem ter harmonia fiscal

Governo federal deve proibir uso do cartão do Bolsa Família em jogos on-line
BRASIL

Governo federal deve proibir uso do cartão do Bolsa Família em jogos on-line

Newsletter