Inflação dos EUA reduz para 2,2% interanual em agosto
Resultado foi ligeiramente melhor que o previsto, já que os analistas esperavam 2,3%
A inflação dos Estados Unidos reduziu a 2,2% em termos anuais em agosto, frente a 2,5% de julho, segundo o índice PCE publicado nesta sexta-feira (27) pelo Departamento de Comércio, o preferido do Federal Reserve que começou a reduzir as taxas de juros.
Este dado foi ligeiramente melhor que o previsto, já que os analistas esperavam 2,3%, segundo o consenso de MarketWatch.
No entanto, a inflação subjacente, que exclui os preços mais voláteis como alimentação e energia, subiu a 2,7% na medição em 12 meses, frente a 2,6% de julho.
Leia também
• Mais de 1,4 milhão de declarações foram retidas na malha fina, informa Receita Federal
• Sem federação continental: entenda como a Groenlândia quer se tornar uma potência no futebol mundial
• Prefeito de Nova York, Eric Adams é formalmente acusado em uma investigação federal
Os americanos convivem com aumentos de preços há vários anos e é uma das principais preocupações dos eleitores, que terão que eleger entre a democrata Kamala Harris e o republicano Donald Trump no próximo 5 de novembro.
O índice PCE é o preferido do Fed, que quer reduzir a inflação a 2% em termos anuais, um nível considerado saudável para a economia.
Outro índice de inflação, o IPC, que reajusta as pensões, caiu em agosto a seu nível mais baixo desde fevereiro de 2021, a 2,5% anual.