Logo Folha de Pernambuco

ipca

Inflação sobe 0,28% em novembro, puxada por alimentos

IPCA avança 4,68% em 12 meses

Preço dos alimentosPreço dos alimentos - Foto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) subiu 0,28% em novembro, após alta de 0,24% em outubro. Os dados foram divulgados pelo IBGE nesta terça-feira.

A mediana das expectativas coletadas pelo Valor Data indicavam alta de 0,30% em novembro

No ano, o IPCA acumula alta de 4,04% e, nos últimos 12 meses, expansão de 4,68%

Corte de juros
A melhora dos números da inflação no país tem levado o Banco Central a reduzir a Selic, a taxa básica de juros na economia, principal instrumento para controle do índice de preços. E a expectativa é de que a autoridade monetária dê continuidade ao ciclo de corte dos juros.

O Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne nesta terça-feira (12) e na quarta-feira (13) para decidir a taxa básica de juros. Agentes econômicos esperam novo corte de 0,50 ponto percentual, mas ficam de olho na comunicação do comitê para percepção de indicações para decisões futuras. A taxa Selic hoje está em 12,25% ao ano.

A meta de inflação perseguida pelo BC é 3,25% para 2023, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Segundo boletim Focus, divulgado na segunda-feira pelo BC, as estimativas do IPCA para este ano passaram dos 4,55% da semana passada para 4,51% nesta semana.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter