Logo Folha de Pernambuco

Seminário

Infraestruturas física e digital são temas de seminário

Promovido pela Ceplan Consultoria juntamente com o portal Movimento Econômico, e apoio da Folha de Pernambuco, o evento vai tratar dos desafios e formas de financiamento

Infraestruturas física e digital são temas de seminárioInfraestruturas física e digital são temas de seminário - Foto: Divulgação

Os desafios da infraestrutura do Nordeste estão em pauta no evento Análise Ceplan 2024 que acontece nesta quarta-feira (27), a partir das 14h, no Riomar Trade Center, reunindo empresários, executivos e especialistas.

A proposta do encontro é abordar a infraestrutura física e digital da região e as formas de financiá-la. Promovido pela Ceplan Consultoria e o portal Movimento Econômico, o seminário vai contar com diversos debatedores e, entre os  nomes presentes, estão José Roberto Nogueira, CEO da Brisanet; Márcio Guiot, presidente do Porto de Suape; Manoel Ferreira, presidente da Agemar; Karla Bertoco, diretora da JIVE-Mauá Capital; e o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara.

“A região tem amplo potencial de crescimento, mas precisa estar preparada para atender à demanda futura”, alerta o economista Paulo Guimarães, presidente da Ceplan.

Para o sócio-fundador da consultoria, Jorge Jatobá, “a infraestrutura digital é fundamental para que a economia do Nordeste tenha maior competitividade e mantenha os negócios em expansão no século XXI”.

Debates
O evento “Os desafios da infraestrutura física e digital” vai contar com três mesas de debates.

A primeira vai tratar da infraestrutura digital, com a mediação do próprio Jorge Jatobá e participação de José Roberto Nogueira; além do CEO da Um Telecom, Rui Gomes; e o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.  

Logística
A segunda mesa tratará das infraestruturas para mobilidade, cargas e transporte. O debate ainda vai incluir temas relativos à infraestrutura de abastecimento de água e saneamento e será mediado pela economista Tânia Bacelar; e os presidentes da Agemar, Manoel Ferreira; de Suape, Márcio Guiot, além do CEO da EFFICO - empresa que atua na área de saneamento, Roberto Tavares.

Segundo Tânia, as necessidades da região são históricas. “Elas pedem planejamento para atender à demanda da economia”, sintetiza.  

Financiamento
Por fim, a última mesa vai debater o financiamento da infraestrutura, com a diretora Financeira e de Crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Maria Fernanda Coelho; o presidente do BNB, Paulo Câmara; e a diretora da JIVE-Mauá Capital, Karla Bertoco.

O evento conta com o patrocínio do Complexo Industrial Portuário de Suape, da Caixa, do Banco do Nordeste, da Agemar/Dix Aeroportos, da Sudene, do Grupo Moura e do Sindicato dos Operadores Portuários de Pernambuco (Sindope) e tem apoio da Folha de Pernambuco.

Veja também

Concurso BNDES: Cesgranrio divulga notas preliminares do concurso com 150 vagas
Concursos e Empregos

Concurso BNDES: Cesgranrio divulga notas preliminares do concurso com 150 vagas

Quais são os produtos mais procurados na Black Friday 2024?
VAREJO

Quais são os produtos mais procurados na Black Friday 2024?

Newsletter