Logo Folha de Pernambuco

Agronegócio em Pernambuco

Inovação e crescimento: produtores rurais desenvolvem produção com auxílio de assistência técnica

O programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) busca proporcionar renda e melhoria de vida aos produtores

O programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) busca proporcionar renda e melhoria de vida aos produtoresO programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) busca proporcionar renda e melhoria de vida aos produtores - Foto: Divulgação/ Senar-PE

"Há 7 anos eu estou na área de uva. O que eu gosto de fazer é trabalhar na agricultura". Esse é o relato do produtor da fruticultura perene Reginaldo Izidio da Silva, de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão de Pernambuco. Sempre buscando se desenvolver, inovar e aumentar a sua produção, Reginaldo trabalha como agricultor há 36 anos e atualmente exerce a profissão junto ao filho José Carlos da Silva. 

Ele é assistido pelo programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) que atende mais de 3 mil propriedades que atuam na bovinocultura e agroindústria de leite, ovinocaprinocultura de corte e fruticultura. O auxílio é oferecido gratuitamente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (Senar-PE). 

Os produtores da fruticultura perene Reginaldo Izidio da Silva  e o filho José Carlos da Silva. Foto: Divulgação/ Senar-PE

Com a ATeG, a produção da cultura tem melhorado para Reginaldo. "O programa chegou há pouco mais de um ano e nos ajudou no trabalho de gerenciamento, além de nos incentivar a anotar as coisas, e fazermos algumas mudanças como a irrigação e análises de solo que antes eu não fazia na minha cultura e com isso o trabalho tem melhorado bastante", afirmou.

Segundo o proprietário, sua produção era em média 18.800 kg de uva Itália, considerada boa para a cultura na região. Mas, em um ano recebendo assistência técnica do Senar/PE, ele já contabiliza uma produção estimada em 22.360 kg, nos 0,6 hectares da sua propriedade. O incremento é de 3.560 kg em relação à safra anterior.

A assistência prestada pelo Senar-PE busca proporcionar renda e melhoria de vida aos produtores pernambucanos

"O programa é um processo educativo de caráter continuado que visa atender aos produtores rurais por meio de uma metodologia fundamentada em ações de diagnóstico, planejamento, adequação tecnológica, formação profissional do produtor e análise de resultados, de forma a possibilitar a disseminação de tecnologias associadas à consultoria gerencial. Temos como objetivo melhorar a produtividade e a renda, a evolução socioeconômica dos produtores, das famílias e da comunidade, além de promover o desenvolvimento sustentável", destacou o coordenador estadual da ATeG do Senar-PE, Jailton Bezerra.

Aumento nas produções
O pecuarista Márcio da Silva é dono de uma unidade produtora de leite chamada Sítio Formoso, no município de Capoeiras, localizado no Agreste pernambucano. Ele trabalha há mais de 30 anos na área. Atualmente, a produção está estimada em 1.100 litros por dia.

Débora, técnica do Senar-PE e o pecuarista Márcio da Silva. Foto: Divulgação/ Senar-PE

Para Márcio, a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar-PE proporciona inovações e uma maior capacitação aos produtores.

"O programa mudou a minha vida 100%, e muita coisa nova apareceu para mim. A gente vendia leite para uma fábrica de leite e hoje estamos trabalhando com uma empresa grande. Quando a gente começou com o acompanhamento, a minha produção era baixa, eu não sabia o que o bezerro precisava, o que ele consumia no final do mês, quanto a minha produção tinha rendido, e quanto de despesa eu tinha. Hoje estou inovando, e melhorando ao máximo para atender melhor às necessidades do rebanho", disse Márcio.

De acordo com Jailton Bezerra, para obter este resultado, primeiro foi feita a análise química do solo, capaz de identificar as necessidades da cultura.  Em seguida, foram executadas práticas de campo para suprir as deficiências nutricionais do plantio e alavancar a produtividade.

Entre as medidas, está a implantação de novas tecnologias aliadas ao manejo nutricional da adubação, a avaliação da uniformidade do sistema de irrigação, a substituição de difusores com melhor perfil de molhamento e o manejo dos tratos culturais (raleio, desbroto, desponte e desfolha).

Como funciona o serviço
Uma vez por mês, durante um período de 24 meses, o técnico de campo vai à propriedade e trabalha juntamente com o produtor tanto a parte técnica como os aspectos gerenciais, realizando os levantamentos de informações essenciais para auxiliar na tomada de decisões e implantação de ações e/ou orientações. O técnico de campo entra em contato com o produtor cadastrado previamente para realizar o agendamento da visita.

Novos cadastros
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (Senar-PE) está cadastrando
os produtores rurais que serão assistidos com a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), entre 2022 e 2024, através do Agronordeste.

O projeto atende pequenos e médios produtores que já comercializam parte da produção, mas precisam profissionalizar, expandir e gerar mais renda com a sua atividade.

Os interessados devem entrar em contato com o Senar-PE através do telefone (81) 3312.8966 ou procurar o Sindicato Rural da sua região.

Veja também

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"
IA

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"

Newsletter