Logo Folha de Pernambuco

CARTÃO DIGITAL

INSS lançará cartão que dará descontos em cinemas, lojas, academias a aposentados e pensionistas

Documento, que será lançado em 22 de maio, servirá para comprovar condição de beneficiário do instituto

Cinema São LuizCinema São Luiz - Foto: Felipe Souto Maior/Dovulgação

Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social terão, a partir do dia 22 de maio, um cartão digital para comprovação de que são aposentados ou pensionistas, chamado de Meu INSS+.

Além disso, essa carteira virtual — desenvolvida pela Dataprev — dará acesso a um clube de vantagens, com descontos em cinemas, shows, academias, lojas, cupons de abatimento em viagens e telemedicina, entre outras modalidades.

O lançamento é uma ação do INSS e do Ministério da Previdência Social, em parceria com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.

No BB até quem não é correntista da instituição financeira vai poder desfrutar dos benefícios. Na Caixa, o Meu INSS+ estará disponível apenas aos usuários que recebem seus vencimentos pelo banco. O INSS ainda pretende buscar outros bancos e entes públicos e privados para ingressar no novo serviço.
 

"O cartão virtual Meu INSS+ representa mais cidadania, mais parceria, mais inclusão, mais qualidade de vida aos aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS", disse o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.

"Nesse primeiro momento, a parceria será com Banco do Brasil e Caixa Econômica, mas vamos buscar outros bancos e entes públicos e privados para entrar no Meu INSS+", disse o presidente interino do INSS, Glauco André Fonseca Wamburg.

Além disso, o cartão digital vai gerar economia. Atualmente, mais de 400 mil pessoas acessam o aplicativo ou o site Meu INSS para emitir a declaração de benefício — um PDF que comprova que o cidadão recebe um pagamento previdenciário mensal. O cartão do beneficiário, ou Meu INSS+, é para esse público, que poderá comprovar o vínculo com o INSS com apenas alguns cliques.

O lançamento do Meu INSS+ acontecerá na próxima segunda-feira, numa solenidade às 15h, em Brasília.

Veja também

Minha Casa Minha Vida pode chegar a 2,3 milhões de unidades até o fim de 2026, diz ministro
PROJEÇÕES

Minha Casa Minha Vida pode chegar a 2,3 milhões de unidades até o fim de 2026, diz ministro

Nvidia prepara tecnologia para apoiar fabricação de robôs humanoides no 1º semestre de 2025
ROBÔS HUMANOIDES

Nvidia prepara tecnologia para apoiar fabricação de robôs humanoides no 1º semestre de 2025

Newsletter