Logo Folha de Pernambuco

Indústria

Instituto Senai de Inovação inaugura sede em Santo Amaro nesta semana

Inauguração será na quinta-feira (15) e irá potencializar o desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor produtivo

Instituto do Senai será inaugurado nesta semanaInstituto do Senai será inaugurado nesta semana - Foto: Divulgação/Assessoria

O processo de transformação digital das indústrias pernambucanas ganhará um importante catalisador com a inauguração da sede do Instituto Senai de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs), na próxima quinta-feira (15). Localizado no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife, o equipamento irá reunir todos os pesquisadores da instituição, além de abrigar um laboratório multimodal de 500 m², voltado para o desenvolvimento de novas soluções que agregam diversas tecnologias. O evento de inauguração será realizado virtualmente, com transmissão pelo YouTube do Senai Pernambuco, a partir das 17h. 

O ISI-TICs integra a rede Senai de Inovação, composta por 27 institutos de pesquisa temáticos espalhados por todo o País. Cada um possui uma temática diferente e única, visando as necessidades de cada localidade. “Os Institutos são criados no estado para atender o Brasil todo naquela temática e ajudar as indústrias a inovar naquela área de atuação. O instituto em Pernambuco é voltado para a área de tecnologia da informação e comunicação, por conta de todo o ecossistema tecnológico que existe na nossa região”, explicou Camila Barreto, diretora regional do Senai.

O Instituto está em funcionamento desde 2014 em Pernambuco, mesmo sem uma sede fixa. Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de soluções inovadoras para atender às necessidades da indústria, o ISI-TICs ultrapassou a marca de 130 projetos contratados, que somam investimentos da ordem de R$ 36 milhões e 67 empresas beneficiadas em 2020.  “O local faz parte do plano de negócios de implantação do instituto e optou-se por iniciar a operação do instituto antes mesmo de esse espaço estar pronto. O fato de começar sem uma sede não foi um dificultador para a gente, pois trabalhamos com software. Mas para a gente oferecer um atendimento diferenciado e tecnológico para a indústria precisávamos da sede”, explicou o diretor interino do ISI-TICs, Adriano Gomes.

De acordo com o Senai, a inauguração da sede do instituto irá facilitar a realização de pesquisa aplicada e o desenvolvimento de soluções inovadoras, sendo o pontapé inicial para outras modalidades de atendimento industrial. Além do laboratório multimodal, o novo ambiente contará com espaços para a realização de testbeds (experimentos controlados que comprovam a viabilidade técnica de soluções) e de testes em escala real, debates, matchmakings e workshops com o ecossistema de inovação. 

Veja também

Newsletter