Logo Folha de Pernambuco

BRASIL

Integrantes do governo dizem que apresentação da regra fiscal pode ocorrer após Lula voltar da China

Avaliação no Palácio do Planalto é que há pontos que precisam ser resolvidos antes de o arcabouço ser divulgado

Presidente LulaPresidente Lula - Foto: Evaristo Sá/AFP

Embora o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, mantenha os planos de tornar pública, nesta semana, a nova regra de controle dos gastos federais, o chamado arcabouço fiscal, integrantes do governo Lula já admitem que a divulgação pode ficar para depois da viagem do presidente à China.

A viagem começa no sábado e Lula irá acompanhado de diversos ministros, parlamentares e empresários. Haddad fará parte da comitiva. O presidente ainda visitará os Emirados Árabes e voltará ao Brasil no dia 1º de abril.

A avaliação no Palácio do Planalto é que há pontos que precisam ser resolvidos antes de o arcabouço ser divulgado.

No Planalto, o maior temor é que a nova norma impeça um grande volume de investimentos, ponto sensível para a ala política do governo neste momento de crescimento fraco da economia.

A Fazenda não vê, porém, a falta de apresentação da regra fiscal como um atraso. Auxiliares de Haddad argumentam que a obrigação legal do governo é enviar a regra substituta do teto de gastos (que hoje está em vigor e trava as despesas federais) até julho.
 

Veio de Haddad a intenção de antecipar o envio para abril e, depois, para março. O dia 15 de abril é considerado o limite para o envio do texto ao Congresso porque é nessa data que o Executivo também precisa apresentar o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024. Haddad quer que as bases do Orçamento do próximo ano já sejam construídas sobre a nova regra fiscal.

A regra fiscal elaborada pela Fazenda foi apresentada a Lula na sexta-feira, durante reunião da qual participaram também o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, e os ministros da Casa Civil, Rui Costa, de Gestão, Esther Dweck, e do Planejamento, Simone Tebet.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter