Tecnologia

Inteligência artificial: Musk adverte que a IA é "uma das maiores ameaças" à Humanidade

Bilionário participa da primeira cúpula internacional de segurança da tecnologia

Elon Musk na Cúpula de Segurança de IA no Bletchey Park, no Reino UnidoElon Musk na Cúpula de Segurança de IA no Bletchey Park, no Reino Unido - Foto: TOBY MELVILLE / POOL / AFP

O bilionário Elon Musk alertou nesta quarta-feira (1º) que a inteligência artificial é "uma das maiores ameaças" para a humanidade, ao fazer uma aparição de destaque na Cúpula de Segurança de IA no Bletchey Park, no Reino Unido.

Segundo o dono da Tesla e do X (antigo Twitter), o evento é "oportuno" porque a IA representa um "risco existencial" para os seres humanos, que estão enfrentando a possibilidade de serem superados pelas máquinas pela primeira vez.

No primeiro dia do encontro, que termina nesta quinta-feira (1º), Estados Unidos, China, União Europeia e cerca de outros 20 países assinaram a Declaração de Bletchley, para um desenvolvimento "seguro" da Inteligência Artificial (IA).

O documento, que inclui Brasil e Chile entre seus signatários, destaca "a necessidade urgente de compreender e administrar coletivamente os riscos potenciais" da IA.

Musk afirmou ainda esperar que a cúpula possa ser usada para estabelecer um "consenso internacional" e a criação de um "árbitro terceirizado" para monitorar a tecnologia.

"Acho que a IA é uma das maiores ameaças (aos seres humanos)", disse ele. "Temos, pela primeira vez, uma situação em que temos algo que será muito mais inteligente do que o ser humano mais inteligente".

Quem está participando
Com Elon Musk, dono da Tesla e da rede social X, e outros executivos de tecnologia na plateia, o Rei Charles III fez um discurso em vídeo na sessão de abertura, gravado no Palácio de Buckingham antes de partir para uma visita de Estado ao Quênia nesta semana.

Para reduzir riscos: G7 aprova código de conduta voluntário para empresas que desenvolvem tecnologia

- Estamos testemunhando um dos maiores saltos tecnológicos da história do esforço humano. Há um imperativo claro para garantir que essa tecnologia em rápida evolução permaneça segura e protegida - afirmou Charles III.

Entre os executivos da área de tecnologia que devem comparecer estão Sam Altman, da Open AI, empresa que criou o ChatGPT; o ex-vice-premiê do Reino Unido Nick Clegg, agora presidente de assuntos globais da Meta; James Manyika e Demis Hassabis, do Google e da DeepMind Technologies, que são controlados pela Alphabet.

Veja também

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app
trabalhadores

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU
Inteligência Artificial

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU

Newsletter