Logo Folha de Pernambuco

PERNAMBUCO

Intenção de consumo em Pernambuco tem forte recuo no mês de junho

Os valores encontram-se na zona de avaliação negativa desde agosto de 2015

Consumo em quedaConsumo em queda - Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Índice de Intenção de Consumo das Famílias Pernambucanas (ICF) atingiu, no mês de junho, 59,1 pontos. O valor corresponde a uma diminuição de 17,5% em comparação ao mês de maio (71,6 pontos), e uma diminuição de 24,8% em comparação a junho de 2019 (78,6 pontos). Estes foram os maiores recuos da série histórica iniciada em 2010 e refletem a queda na renda dos pernambucanos devido à pandemia do novo coronavírus. Os valores encontram-se na zona de avaliação negativa - abaixo dos 100 pontos - desde agosto de 2015. 

O indicador é utilizado para medir a avaliação que os consumidores em Pernambuco fazem sobre aspectos importantes da condição e qualidade de consumo, nível de renda doméstica e segurança no emprego. Ele também serve como um antecedente do consumo a partir do ponto de vista dos consumidores.  

A queda continua refletindo a restrição de renda enfrentada pelas famílias pernambucanas com a queda do faturamento das empresas, fechamento de grande parte do comércio, redução da jornada de trabalho e demissões em massa. Nem mesmo as políticas de incentivo ao consumo, como as liberações do FGTS inativo, PIS e FGST ativo, tiveram efeito forte o suficiente para fazer com que a intenção de consumo voltasse à zona de avaliação positiva.

Nos grupos de famílias que possuem renda abaixo e acima de 10 salários mínimos, o nível de consumo sofreu queda. Os de menor rendimento continuam com 57 pontos, enquanto os de maior renda encerraram o mês com 81,2 pontos, entrando pela primeira vez na zona de avaliação negativa. 

De acordo com a Fecomércio (Federação de Comércio de Pernambuco), o movimento de recuperação do nível de consumo das famílias já se mostrava lento e resistente antes da pandemia da Covid 19, ainda um reflexo das crises de 2015 e 2016. A expectativa para o mês de julho é de uma queda menos intensa, devido ao início da retomada do comércio não essencial.

Veja também

Saiba como excluir automaticamente pagamento associativo pelo Meu INSS
Previdência

Saiba como excluir automaticamente pagamento associativo pelo Meu INSS

CEO do TikTok busca conselho de Musk sobre a nova administração Trump
MUNDO

CEO do TikTok busca conselho de Musk sobre a nova administração Trump

Newsletter