Logo Folha de Pernambuco

smartphone

iPhone 15: conheça 6 recursos secretos do novo celular da Apple e aprenda como usá-los

Bateria, câmera e localização contam com funções inéditas

iPhone 15iPhone 15 - Foto: Patrick T. Fallon / AFP

As novidades em torno do iPhone 15 vão além do cabo USB-C, do titânio e das novas cores em tons pastéis. O novo smartphone da Apple, que começou a ser vendido na semana passada no Brasil por preços que variam entre R$ 7.299 e R$ 13.999, revela uma série de funções novas escondidas. Há novidades para bateria, câmeras e serviços de localização.

No Brasil, a venda do iPhone 15 começou com modelos esgotados e entrega prevista para novembro. Além disso, a companhia atualizou essa quarta-feira (4) seu sistema operacional para evitar o aquecimento dos aparelhos móveis.

Veja alguns recursos secretos:
Bateria:
É possível otimizar o carregamento que limita o uso da bateria a 80% de sua capacidade a cada recarga, uma forma de aumentar sua vida útil. Vá em "Ajustes" e depois em "Bateria".

Em seguida, selecione "Saúde da Bateria e Carregamento" e depois "otimização do carregamento". Agora, é possível escolher entre "carregamento otimizado" e "Limite de 80%".

Ciclo de recarga:
Agora, o iPhone mostra ainda o número de vezes que uma bateria foi totalmente descarregada e recarregada. Vá em "Ajustes", "Geral" e "Sobre".

Na seção "Bateria", é possível ver a data de fabricação do iPhone, quando foi usado pela primeira vez e quantas vezes foi carregado. Em geral, alguns especialistas falam que iPhone consegue manter até 80% da bateria após 500 ciclos de carregamento.

Busca precisa:
Todos os quatro modelos do iPhone 15 contam com uma solução chamada "Busca precisa". Abra o aplicativo "Buscar", toque no ícone "Pessoas", na parte inferior, e selecione com que deseja se encontrar. Se você não estiver seguindo essa pessoa, é preciso compartilhar a localização via SMS.

O recurso é ideal para procurar alguém em um evento ou na praia. Na tela do iPhone, um seta indicará a direção da pessoa até você encontrá-la com maior precisão. A solução é possível por meio de um chip de banda ultralarga que oferece orientações visuais, táteis e sonoras.

Câmeras escondidas:
O novo iPhone conta com até sete lentes "escondidas". Para acessar abra a câmera e selecione a opção "Foto". Nos modelos Pro e Pro Max, por exemplo, há inicialmente diversas opções de zoom: 0,5X, 1X, 2X, 3X e 5X. Mas a dica é, se você clicar no botão 1X, é possível escolher outras duas opções: de 1,2X ou 1,5X, isso permite maior qualidade de imagem e não é necessário aumentar o zoom com o movimento dos dedos. É possível ainda deixar isso programado de forma automática o nível de aproximação das fotos. Basta ir em "Ajustes", "Câmera" e "Câmera principal". Assim, é possível escolher o total de lentes adicionais que quer deixar no aplicativo da câmera e qual formato de zoom será o padrão.

Memória/formato de foto:
Por padrão, as câmeras do iPhone captam imagens com resolução de 24 megapixels (MP). Mas, se você estiver com pouco armazenamento, vá em "Ajustes", "Câmera", "Formatos" e "Modo Foto". Nesse caso, você pode selecionar a resolução de 12 megapixels (MP), que ocupa espaço de 2MB. Já a foto de 24 MP ocupa 3 MB de memória interna.

Entre os modelos 15 Pro e 15 Pro Max, é possível fazer fotos com resolução de 48 MP e ocupar pouco espaço de memória. Para isso, vá em "Ajustes", "Câmera" e "Formatos. Em seguida, habilite a opção "Controle de ProRAW e da Resolução". Em seguida, haverá duas opções.

Na aba "Alta eficiência", a foto de 48 MP de resolução ocupa espaço de 5 MB de memória interna, já que é feito no formato "HEIF".

Se a opção for "Mais Compatível", a mesma foto de 48 MP ocupa espaço de 10 MB, já que é feito no formato "JPEG".

Os outros dois formatos "ProRaw" são indicados para pessoas que querem fazer fotos sem o uso de inteligência artificial ou edição na hora da captura das imagens. Hoje, os celulares usam processadores para aumentar a iluminação das fotos, por exemplo.

Carregamento:
Com a entrada USB-C, o próprio iPhone 15 pode servir de "bateria" para outros celulares e fones de ouvido. É possível ainda replicar a tela do iPhone em televisores e computadores por conta do cabo USB-C.

Veja também

Newsletter