Logo Folha de Pernambuco

Tecnologia

iPhone 15: vendas no Brasil devem começar em outubro

Modelos serão anunciados na terça-feira com tela infinita, carregador USB-C e armação de titânio

Apple lança iPhone 15 na próxima terça-feira, dia 12 de setembro Apple lança iPhone 15 na próxima terça-feira, dia 12 de setembro  - Foto: Reprodução / Apple

O novo iPhone 15, que será lançado na próxima terça-feira nos Estados Unidos, deve começar a ser vendido no Brasil em outubro, de acordo com operadoras de telefonia móvel. A expectativa é que sejam lançados quatro modelos: as versões mais básicas ( iPhone 15 Plus e iPhone 15) e duas mais premium ( iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max).

Segundo fontes nas empresas e no varejo, o novo iPhone 15 deve obedecer o mesmo calendário do ano passado, quando as vendas começaram um mês depois, também em outubro. “A expectativa hoje é que as vendas comecem no próximo mês, com alguma pequena chance de começar já no fim de setembro”, disse esse executivo que não quis se identificar.

Outra fonte lembrou que a própria Apple vem mantendo as datas em sigilo para os parceiros no varejo brasileiro. Essa fonte destacou que só após terça-feira, quando ocorre o lançamento global, é que haverá os primeiros alinhamentos.

Nessa última semana, o varejo brasileiro já iniciou descontos de até 40% nos modelos anteriores dos iPhones numa espécie de “esquenta” para chegada da nova geração.

O novo iPhone 15 vai contar com mudanças como cabo de conexão USB-C, tela infinita e armação de titânio, entre outras atualizações. Além dos novos iPhones, a Apple deve apresentar um novo relógio (Apple Watch) e também um novo fone de ouvido (AirPods).

Nos EUA, a data do início das vendas será anunciado na terça-feira. Nos anos anteriores, as vendas e a disponibilidade geralmente acontecem uma semana depois tanto nos EUA como em alguns outros países.

Segundo o banco de investimento Wedbush Securities, os novos modelos devem chegar às lojas dos EUA no dia 22 de setembro. De acordo com o “DigiTimes”, jornal especializado em semicondutores na Ásia, a expectativa é que Sejm vendidos entre 80 milhões e 90 milhões de novos iPhones no mundo.

Veja o que esperar do novo iPhone 15:
Carregador: Atendendo à exigência da União Europeia, a Apple vai mudar o sistema de carregamento de todos os novos modelos com o uso do chamado USB-C, utilizado hoje nos modelos da Samsung e Xiami. Vai substituir o atual cabo Lightning. Os modelos mais premium terão sistema de carregamento mais rápido. Especula-se que os cabos sejam da mesma cor dos iPhones.

Dynamic Island: Todos os modelos terão a chamada Dynamic Island. A Dynamic Island é um recorte mínimo na parte superior da tela, em formato de pílula. Lançada no ano passado nas versões Pro e Pro Max, é integrada ao sistema operacional iOS e substitui os tradicionais recortes na tela usados para acomodar o Face ID, o alto-falante, a câmera frontal e outros sensores. Permite ao usuário receber notificações sem sair do aplicativo que está usando.

Memória: A versão Pro Max pode ter capacidade de armazenamento interno de até 2 TB (terabyte). Será o dobro da versão atual.

Tela infinita: Os modelos Pro e Pro Max terão mais espaço de tela. O tamanho da borda ao redor do display será reduzido de 2,2 milímetros para 1,5 milímetro. Os tamanhos devem oscilar de 6,1 polegadas a 6,7 polegadas.

Câmera: A versão Pro Max terá zoom óptico de 5X a 6X. É maior que o zoom de 3X da geração atual. Isso significa que a câmera pode focar de maneira mais próxima em objetos distantes usando a própria lente física, em vez de software, resultando em fotos de maior qualidade. A câmera frontal (selfie) terá resolução de 12MP. Na parte traseira pode chegar a 48MP.

Titânio: Os modelos Pro receberão um novo design, substituindo as bordas de aço inoxidável brilhantes e propensas a ficarem marcadas por impressões digitais por um material mais resistente e leve, o titânio.

Botão lateral: O botão que hoje serve apenas para silenciar o iPhone vai ganhar novas funções. O usuário poderá personalizar a função.

Cores: os novos modelos terão cores mais suaves em geral. Além de preto, branco, prata e azul, esperam-se opções verde, laranja e rosa.

Processador: As versões Plus e regular (iPhone 15) terão processador A16. O iPhone 15 Pro e Pro Max terão processador A17.

Sistema operacional: a nova linha terá a nova versão do sistema operacional, o iOs 17, anunciada em junho deste ano.

Veja também

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"
IA

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"

Newsletter