Ipojuca será sede da filial da 2ª maior refinaria do Brasil
A reunião aconteceu hoje e teve como objetivo promover a desburocratização do processo de instalação desse novo empreendimento
Nesta quinta-feira (02), as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Controle Urbano e a Agência de Desenvolvimento Econômico se reuniram com os representantes da Acelen, segunda maior refinaria do Brasil, localizada ba Bahia, cuja filial será implantada em Ipojuca. O objetivo do encontro foi promover a desburocratização do processo de instalação desse novo empreendimento. A reunião ocorreu na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Ipojuca, em SUAPE.
Leia também
• Preço da gasolina tem leve recuo nesta semana, diz Agência Nacional do Petróleo
• Projeto que limita ICMS a 17% pode baixar gasolina em até 12% e luz em 11%, diz deputado
• Gasolina, diesel e gás: entenda pressão nos preços a ser enfrentada por novo presidente da Petrobras
A Acelen é uma empresa criada pelo fundo Mubadala Capital (Emirados Árabes), presente no Brasil desde 2012, que fornece produtos fundamentais para diversos setores da economia, onde é responsável pela distribuição de derivados, como gasolina e diesel. Através da Refinaria de Mataripe, na Bahia, a Acelen é responsável pelo abastecimento de mais da metade da região Nordeste. Para Puran Medeiros, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e de Comunicação, a chegada da empresa traz benefícios: “Ser braço de uma refinaria privada posiciona o município em um local favorável no atual cenário do combustível na região, assim como, gera arrecadação para o município e amplia a possibilidade de novas propostas de empresas desse e de outros segmentos.”
O diretor de Relações Institucionais da Acelen, Bernardo Araújo, falou da logística privilegiada e da desburocratização, para justificar a escolha de Ipojuca como sede: “Pernambuco possui uma posição estratégica no Nordeste e Ipojuca dispõe de condições naturais e de estrutura para desenvolver a filial”, destacou o diretor. A empresa ficará em um espaço do Porto de Suape e vai operar com armazenagem de derivados, diesel e gasolina, facilitando o escoamento na região e gerando competição no mercado. Além do secretário de Desenvolvimento Econômico do Ipojuca, Puran Medeiros, participaram da reunião o secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano, George do Rêgo Barros e o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico, Tony Kuo e o diretor de Captação, Indústria e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento, Gustavo Veiga.