Irricanor

Irrigação na cana-de-açúcar será tema de evento inédito

O primeiro Irrigação e Fertirrigação da Cana no Nordeste começa em novembro

Plantação de cana-de-açúcarPlantação de cana-de-açúcar - Foto: Alf Ribeiro/Folhapress

Entre os dias 29 de novembro e 1° de dezembro deste ano, a Usina São José vai sediar o 1° Irricanor - Irrigação e Fertirrigação da Cana-de-açúcar no Nordeste.  O evento - pioneiro neste setor - é voltado para profissionais que atuam na indútria da cana-de-açúcar, lideranças do setor sucroenergético, empresários, produtores, pesquisadores, representantes comerciais e estudantes.

A ideia é que o evento seja uma espaço  para difusão e discussão sobre as mais recentes tecnologias para irrigação e fertirrigação.


O evento vai discutir e compartilhar conhecimento sobre as recentes tecnologias nas áreas de irrigação e fertirrigação.  De acordo com Willymberg Barreto, engenheiro agrônomo e gerente de irrigação da Usina São José, a Irricanor representa uma oportunidade única para o público participante conhecer e trocar aprendizados com empresas convidadas de estados como São Paulo, Minas Gerais e Goiás.


O maior foco, no entanto, está nos exemplos de irrigação e fertirrigação que vem dando certo no próprio Nordeste. Segundo Barreto, os dias 29 e 30 de novembro terão palestras focadas em técnicas de irrigação, fertirrigação, e aplicação localizadas de vinhaças que estão em expansão na região.

Atividade  de campo

Já no dia 1° de dezembro, a programação prevê atividades práticas durante uma visita a projetos de irrigação e aplicação de vinhaça localizada que estão em funcionamento na própria usina São José.

A Irricanor vai demonstrar a inovação e a sustentabilidade ambiental na indútria da cana e representa uma excelente oportunidade para fazer network com vários segmentos de produtores de cana-de-açúcar de todo o Brasil.

No enunciado do evento, é ressaltado que a produção da cana-de-açúcar na região Nordeste, sobretudo nas áreas onde ocorreu a expansão da cultura, ocupou expressivamente os tabuleiros costeiros. Estas áreas e algumas outras  já tradicionais, além de solos pobres, passam por déficit hídrico.

“Cada vez mais as tecnologias de irrigação e fertirrigação vêm crescendo e sendo aprimoradas, com o uso racional da água disponível e dos resíduos da indústria sucroenergética”, ressalta a organização.

Apoios ao evento

A primeira edição do Irricanor será realizado pela própria Usina São José em parceria com a Fundação Apolônio Salles (FADURPE) e a STAB (Regional Setentrional). Além disso, o seminário conta com o apoio do Sindaçúcar-PE e da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP). Além dos dois, também apoiam o evento o Sindalcool-PB; a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE);  Asplan da Paraíba e Ridesa Brasil.

Já está previsto, inclusive, que o próximo Irricanor será realizado em 2025 e a proposta é que ele ocorra a cada dois anos. “Fica o convite para a classe de profissionais do setor para que participem e tenhamos essa interação, com várias trocas de conhecimento técnico que teremos no evento. O Irricanor veio para ficar no calendário do Nordeste”, afirmou Willymberg Barreto.

A São José está localizada na Rodovia PE 41, KM 10.7, área rural do município de Igarassu, Litoral Norte do Estado. Todas as informações podem ser acessadas no site https://www.saojoseagroindustrial.com.br/irricanor

Veja também

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app
trabalhadores

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU
Inteligência Artificial

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU

Newsletter