Logo Folha de Pernambuco
BLOCO ECONÔMICO

Itamaraty se prepara para participação de Lula em reunião de sherpas do Brics

O sherpa brasileiro é o embaixador Mauricio Lyrio, que teve a mesma função durante as reuniões do grupo das 20 maiores economias do mundo (G20)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursa durante o Fórum Empresarial do BricsO presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursa durante o Fórum Empresarial do Brics - Foto: Gianluigi Guercia/AFP

O Ministério das relações Exteriores (MRE) se prepara para receber nesta quarta-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante reunião de sherpas do Brics iniciada nesta terça (25) no Palácio do Itamaraty. Os sherpas são os negociadores-chefes de cada um dos 11 membros do bloco.

A presença do chefe do Executivo, porém, ainda não foi confirmada, o que deve ocorrer apenas no fim do dia, quando a agenda do mandatário é divulgada pelo Palácio do Planalto. Há a expectativa de que Lula faça um discurso, caso o petista participe do evento de quarta.

Chefes de Estado e de governo não costumam participar das reuniões de sherpas. Geralmente, estão presentes apenas na cúpula de líderes, que este ano está marcada para os dias 6 e 7 de julho, no Rio de Janeiro. Como o Brasil está com a presidência rotativa do grupo e o encontro ocorre em Brasília, avaliou-se que poderia ser um gesto de cortesia do anfitrião.

Na manhã desta terça, estão reunidos os 11 sherpas do Brics no Itamaraty. Havia a previsão de que, como convidado, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, fizesse um discurso de abertura aos convidados. O texto deve ser divulgado à imprensa. O sherpa brasileiro é o embaixador Mauricio Lyrio, que teve a mesma função durante as reuniões do grupo das 20 maiores economias do mundo (G20), que também ocorreu no Brasil no ano passado.
 

Veja também

Newsletter