Itaú prepara o lançamento de um "superaplicativo" ainda no primeiro trimestre deste ano
Com a chegada do Open Finance, clientes poderão fazer pagamentos e consultar investimentos em outros bancos
Com a chegada do Open Finance, sistema financeiro aberto com a possibilidade de que os clientes compartilhem seus dados e tenham acesso a produtos de diferentes bancos, o Itaú prepara o lançamento de um 'superaplicativo' ainda no primeiro trimestre deste ano. A informação é do presidente da instituição, Milton Maluhy, que disse que o superapp será aberto a clientes e não clientes do banco.
"Temos a oportunidade de trabalhar com 15 milhões de clientes que ainda não tem a experiência "full bank" com o Itaú. São clientes do banco, mas só tem o cartão de crédito ou o crédito imobiliário. Eles vão poder ter a experiência 'full bank' em um único aplicativo" disse Maluhy.
Maluhy aproveitou para dizer que as falas do presidente do Banco Central sobre a chegada de um 'superaplicativo', que substituiria os aplicativos de cada banco, foram mal interpretadas.
"Não haverá um superapp do Banco Central. Não é da atividade do BC competir pelo cliente. Com o Open Finance, sistema criado pelo BC, o cliente fica emponderado. Essa é a nossa jornada. Nosso aplicativo será para clientes e não clientes do Itaú. Será possível escolher as funções — é uma decisão dele escolher o nível de relacionamento que quiser com o banco" explicou Maluhy.
Leia também
• Com lucro recorde, Itaú vai distribuir mais R$ 11 bilhões em dividendos a seus acionistas
• Oi vai vender carteira de clientes de fibra óptica e pretende novo empréstimo de R$ 3,2 bilhões
• Arezzo e Soma querem disputar mercado global: conheça os maiores conglomerados de moda e beleza
O objetivo é concentrar todos os clientes (e não clientes) em uma única plataforma. Os clientes do Iti, banco digital do Itaú, por exemplo, também poderão usar o mesmo aplicativo, realizando operações ou pagamentos em diferentes instituições financeiras. Também poderão consultar seus investimentos, em bancos disttintos, de forma consolidada.
"Queremos mudar o patamar no relacionamento com os clientes. Já temos o histórico de crédito, e agora teremos a tecnologia adequada para atender esses clientes com o custo certo e com a experiência correta" afirmou o presidente do banco, que disse que o Itaú quer ser o banco mais utilizado pelos brasileiros que têm conta em mais de uma instituição.
Maluhy não deu detalhes de quais serão todas as funções do 'superapp'. Ele disse que internamente o projeto vem sendo chamado de One Itaú.