banco

Itaú prepara o lançamento de um "superaplicativo" ainda no primeiro trimestre deste ano

Com a chegada do Open Finance, clientes poderão fazer pagamentos e consultar investimentos em outros bancos

CelularCelular - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Com a chegada do Open Finance, sistema financeiro aberto com a possibilidade de que os clientes compartilhem seus dados e tenham acesso a produtos de diferentes bancos, o Itaú prepara o lançamento de um 'superaplicativo' ainda no primeiro trimestre deste ano. A informação é do presidente da instituição, Milton Maluhy, que disse que o superapp será aberto a clientes e não clientes do banco.

"Temos a oportunidade de trabalhar com 15 milhões de clientes que ainda não tem a experiência "full bank" com o Itaú. São clientes do banco, mas só tem o cartão de crédito ou o crédito imobiliário. Eles vão poder ter a experiência 'full bank' em um único aplicativo" disse Maluhy.

Maluhy aproveitou para dizer que as falas do presidente do Banco Central sobre a chegada de um 'superaplicativo', que substituiria os aplicativos de cada banco, foram mal interpretadas.

"Não haverá um superapp do Banco Central. Não é da atividade do BC competir pelo cliente. Com o Open Finance, sistema criado pelo BC, o cliente fica emponderado. Essa é a nossa jornada. Nosso aplicativo será para clientes e não clientes do Itaú. Será possível escolher as funções — é uma decisão dele escolher o nível de relacionamento que quiser com o banco" explicou Maluhy.

O objetivo é concentrar todos os clientes (e não clientes) em uma única plataforma. Os clientes do Iti, banco digital do Itaú, por exemplo, também poderão usar o mesmo aplicativo, realizando operações ou pagamentos em diferentes instituições financeiras. Também poderão consultar seus investimentos, em bancos disttintos, de forma consolidada.

"Queremos mudar o patamar no relacionamento com os clientes. Já temos o histórico de crédito, e agora teremos a tecnologia adequada para atender esses clientes com o custo certo e com a experiência correta" afirmou o presidente do banco, que disse que o Itaú quer ser o banco mais utilizado pelos brasileiros que têm conta em mais de uma instituição.

Maluhy não deu detalhes de quais serão todas as funções do 'superapp'. Ele disse que internamente o projeto vem sendo chamado de One Itaú.

Veja também

Mudanças no WhatsApp: canais passarão a ser organizados por categorias para facilitar navegação
TECNOLOGIA

Mudanças no WhatsApp: canais passarão a ser organizados por categorias para facilitar navegação

CVM faz parceria com CDP para acelerar conformidade de relatórios ambientais por empresas
RELATÓRIOS AMBIENTAIS

CVM faz parceria com CDP para acelerar conformidade de relatórios ambientais por empresas

Newsletter