Logo Folha de Pernambuco

CARROS

Jaguar apresenta primeiro carro "futurista" após mudança polêmica em seu logotipo; veja fotos

A mudança da marca britânica faz parte de seu plano de ser totalmente elétrica e voltada para o público jovem

Segundo a marca, o Type 00 incorpora a filosofia criativa da Jaguar de Exuberant Modernism após a estreia de sua nova identidade de marca Segundo a marca, o Type 00 incorpora a filosofia criativa da Jaguar de Exuberant Modernism após a estreia de sua nova identidade de marca  - Foto: Divulgação

Semanas após lançar uma campanha de rebranding com muitas polêmicas e poucos carros, a montadora britânica Jaguar finalmente revelou o modelo que dá o pontapé na nova fase da marca. O lançamento do Type 00 aconteceu nesta segunda-feira, durante a Miami Art Week, evento de arte, design e inovação que acontece na Flórida.

Com traços simples e design futurista, o carro tenta estabelecer uma visão para o futuro do mercado, assim como a polêmica Cybertruck, da Tesla. 100% elétrico, o carro conceito ainda não vai entrar em produção. As cores pastéis são uma "homenagem" à cidade e a arquitetura Art Déco de Miami.

 

"O Type 00 é uma experiência que envolve todos os sentidos. Seu teto envidraçado harmonizado com o corpo projeta um padrão sutil nos materiais internos, trazendo as texturas à vida e transformando seu caráter ao longo do dia. A equipe de design da Jaguar explorou novas formas de aprimorar o interior. Os ocupantes podem personalizar o ambiente da cabine para se adequar ao seu estado de espírito utilizando o exclusivo Prism case, cuidadosamente desenvolvido", afirmou a marca.

 

Segundo a empresa, a transformação da marca ainda vai contar com seu primeiro carro de produção, um Gran Turismo elétrico de quatro portas, que será apresentado no final de 2025 e produzido no Reino Unido. O novo modelo utilizará a Arquitetura Elétrica Jaguar (JEA) e terá como meta uma autonomia de até 770 quilômetros, além de oferecer 321 quilômetros de recarga em 15 minutos.

"A magia da Jaguar é algo próximo ao meu coração, uma marca de luxo britânica original, incomparável em sua herança, arte e magnetismo emocional. Estamos resgatando essa essência da Jaguar e recriando o mesmo fascínio que cercou modelos icônicos como o E-type. Nossa jornada já começou, guiada pelo ethos original de 'Copy Nothing'. E os resultados serão espetaculares", afirmou em comunicado o CEO Adrian Mardell.


Mudança de posicionamento
Em novembro deste ano, a Jaguar apresentou seu novo visual, que abre mão do tradicional logotipo com o animal que estampava seus veículos desde os anos 1950. A alteração veio a pedido do fundador da Jaguar: Sir William Lyons. A nova marca prioriza a tipografia, muito mais redonda e com a sensação minimalista. O nome Jaguar agora é escrito em caixa baixa, com mais espaço entre cada letra.

Nas redes sociais, a repercussão da nova marca não foi boa. Muitos usuários comentaram que o retorno aos tempos mais antigos da Jaguar poderia acontecer com carros a combustão, equipados com motores V8.

Outros publicaram estranhamento com busca por modernidade de carros elétricos e de atingir uma nova geração aliados a um estilo de arte dos anos 1950.

Veja também

Brasil terá maior alíquota do mundo após reforma tributária no Senado
ECONOMIA

Brasil terá maior alíquota do mundo após reforma tributária no Senado

Corte de apelação rejeita pedido do TikTok para suspender banimento nos EUA
REDES SOCIAIS

Corte de apelação rejeita pedido do TikTok para suspender banimento nos EUA

Newsletter