Exportação

Japão suspende temporariamente importação de carne de frango do Espírito Santo

Apesar do estado representar apenas 0,1% do total, esse tipo de ação pode prejudicar a imagem do produtor brasileiro no exterior

Ministério da Saúde destacou que a transmissão da gripe aviária acontece por meio do contato com aves doentes ou mortas.Ministério da Saúde destacou que a transmissão da gripe aviária acontece por meio do contato com aves doentes ou mortas. - Foto: Pixabay

O Japão anunciou, na última quarta-feira (28), a suspensão temporária das importações de carne de frango do Espírito Santo. As autoridades japoneses afirmam ter tomado a medida após o surgimento de um caso de gripe aviária em uma criação de subsistência — ou seja, voltada para o consumo do produtor — no município de Serra.

Os japoneses não compram carne de frango ou de qualquer outra ave do Espírito Santo e o estado tem uma parcela de apenas 0,19% do total exportado pelo Brasil. Mas esse tipo de ação pode prejudicar a imagem do produto brasileiro no exterior.

A suspensão levou o governo brasileiro a pedir explicações do governo japonês. Segundo o Ministério da Agricultura, a confirmação do caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) no local não altera o status do Brasil na Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) "e não é o acordado no protocolo sanitário entre as partes". O órgão informou que aguarda uma resposta.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) divulgou uma nota lamentando a decisão do Japão. A entidade reforçou a afirmação do Ministério da Agricultura, de que a medida não está em linha com as orientações da OMSA. O organismo internacionalo indica suspensão de comércio apenas em casos registrados em produção comercial.

"Cabe lembrar que a avicultura industrial do Brasil segue sem qualquer registro da enfermidade", diz um trecho da nota, acrescentando que o caso foi verificado em uma ave de 'fundo de quintal'

A ABPA esclareceu que não há qualquer risco de transmissão da enfermidade por meio do consumo de produtos. Essa informação, destacou a entidade, é respaldada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pela OMSA e por todos os órgãos internacionais de saúde humana e animal.

Veja também

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês
Dólar

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee
Falha no sistema

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Newsletter