Logo Folha de Pernambuco

NEGÓCIOS

JBS contrata primeiro diretor Global de Sustentabilidade, um CSO

Executivo Jason Weller trabalhou no Departamento de Agricultura dos EUA

Unidade da JBS na AustráliaUnidade da JBS na Austrália - Foto: Patrick Hamilton/AFP

A JBS, maior empresa de carnes do mundo, contratou seu primeiro diretor global de Sustentabilidade, uma espécie de CSO. Jason Weller, que mais recentemente presidiu a Truterra, negócio de sustentabilidade agrícola da cooperativa Land O’Lakes, terá a tarefa de levar a gigante da carne brasileira à sua meta de emissões zero de gases de efeito estufa até 2040.

A contratação de Weller como CSO é um esforço para melhorar a percepção da JBS entre investidores ESG. A empresa tem sido criticada, junto com outros produtores de carne bovina, por não rastrear adequadamente sua cadeia de suprimentos e contribuir para o desmatamento.

Alcançar a meta de emissões zero não será fácil. A produção de carne bovina é notória pelas emissões, por conta dos gases que o próprio gado solta. Além disso, um dos maiores impulsionadores do efeito estufa é o desmatamento da Amazônia, que tem sido associado à pecuária.

Por outro lado, uma população mundial crescente precisa de mais alimentos, com uma classe média em expansão que aumenta a demanda por carne.

- Alimentar um mundo de 10 bilhões será o maior desafio - disse Weller em entrevista. - Vamos exigir muito de nossos sistemas de recursos naturais.

Weller, também ex-chefe do Serviço de Conservação de Recursos Naturais do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, disse que sua primeira tarefa será avaliar toda a cadeia de fornecimento de carne da empresa, a começar por produtores de grãos e pecuaristas.

Segundo ele, a Amazônia brasileira será um foco, porque é onde a humanidade terá “o maior progresso e os melhores resultados” no combate ao desmatamento.

Veja também

Wall Street sobe aliviada por resultados da Nvidia
BOLSA DE VALORES

Wall Street sobe aliviada por resultados da Nvidia

Petrobras vai pagar R$ 20 bilhões em dividendos extraordinários
Petrobras

Petrobras vai pagar R$ 20 bilhões em dividendos extraordinários

Newsletter