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Jeep Compass Blackhawk: mais potente e aprimorado, mas R$ 40 mil mais caro. Vale a compra?

Com design exclusivo e mais equipamentos, o SUV agrada pela sofisticação e pegada mais esportiva

Jeep Compass Blackhawk traz motor mais potente, visual diferenciado, acabamentos escurecidos e um pacote tecnológico aprimoradoJeep Compass Blackhawk traz motor mais potente, visual diferenciado, acabamentos escurecidos e um pacote tecnológico aprimorado - Stellantis/Divulgação

Se a sofisticação aliada à motorização 2.0 turbodiesel já era um conjunto que agradava no Compass, a Stellantis resolveu “elevar” o nível e apostou no 2.0 Hurricane a gasolina para as versões topo de linha, Overland e Blackhawk, lançadas no primeiro semestre de 2024.

Testamos a Blackhawk, que, além de um motor mais potente, tem visual diferenciado, acabamentos escurecidos e um pacote tecnológico aprimorado para conquistar consumidores que desejam, além de potência, um toque de exclusividade.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

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Mas será que vale a pena o investimento de R$ 291.990, ou seja, R$ 40 mil a mais do que as versões intermediárias? Confira!

Mais força e o mesmo conforto

Versão Blackhawk conta com motor Hurricane 2.0 turbo de 272 cv e 40,1 kgfm de torque.
Versão Blackhawk conta com motor Hurricane 2.0 turbo de 272 cv e 40,1 kgfm de torque | Foto: Stellantis/Divulgação

De olho no público do segmento que, praticamente, concentra as maiores vendas do Brasil e estão sedentos por exclusividade, a Stellantis deu mais músculos ao já consagrado Compass, que, na versão Blackhawk, vem com motor Hurricane 2.0 turbo de 272 cv e 40,1 kgfm de torque gerados pelo propulsor 2 litros de quatro cilindros em linha a gasolina.

Para isso, uma série de modificações foram feitas para que o modelo suportasse a potência extra e, por consequência, as maiores aceleradas dos motoristas, já que é quase impossível não se sentir mais imponente e confiante dentro do veículo para aproveitar toda força que o motor proporciona.

Jeep Compassa Blackhawk vem com novas pinças vermelhas nas rodas exclusivas escurecidas de 19 polegadas que dão ao carro um ar mais esportivo.
Jeep Compass Blackhawk vem com novas pinças vermelhas nas rodas exclusivas escurecidas de 19 polegadas, que dão ao carro um ar mais esportivo | Foto: Stellantis/Divulgação

O carro está mais firme, mas nem por isso menos confortável. Os discos de freio dianteiros estão maiores (330 mm, contra 305 mm da versão anterior) e há novas pinças vermelhas que dão ao carro um ar mais esportivo, além das novas rodas de 19 polegadas de liga leve exclusivas, que contam com a tecnologia Seal Inside, que permite ao pneu continuar rodando sem perda de pressão do ar, prevenindo 85% dos casos de perfurações de até 5 mm localizadas na banda de rodagem.

A suspensão também recebeu amortecedores e molas com acerto mais rígido. Isso passa mais segurança, principalmente nas curvas e ultrapassagens. É possível, no entanto, sentir as oscilações laterais da carroceria nos movimentos mais bruscos.

Com novo powertrain, acompanhado de câmbio automático de nove velocidades e da tração 4x4 Jeep Active Drive Low, sistema que dispõe de seletor de terrenos, de eixo traseiro totalmente desconectável e do Power Transfer Unit (PTU) – para máxima eficiência de combustível e engates instantâneos quando a performance 4x4 é necessária, distribuindo a potência e garantindo estabilidade em diversos tipos de terreno.

Essa combinação permite ao modelo acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,3 segundos, com velocidade máxima de 228 km/h, proporcionando acelerações vigorosas e uma condução ágil.

Design e sofisticação

O Jeep Compassa trocou a padronização de colmeia por barras horizontais na grade frontal. O Jeep Compass trocou a padronização de colmeia por barras horizontais na grade frontal | Foto: Stellantis/Divulgação

Para justificar o preço e chamar atenção para o modelo topo de linha, o design, que mantém o comprimento de 4,40 m, largura de 1,81 m e altura de 1,64 m, ganhou itens exclusivos e sofisticados.

Na parte externa, agora tem tradicionais sete fendas da Jeep, que estão com a parte superior menos inclinada, e a grade interna, que trocou a padronização de colmeia por barras horizontais.

O para-lamas e as saias laterais são na cor da carroceria, também reforçando o caráter esportivo da versão. Já os faróis são em Full LED com máscara negra.

O interior do Jeep Compassa Blackhawk tem conceito escurecido e acabamento em couro e suede.
O interior do Jeep Compass Blackhawk tem conceito escurecido e acabamento em couro e suede | Foto: Stellantis/Divulgação

A marca e o nome do modelo, além das rodas, vêm no conceito escurecido, que também é replicado no interior do veículo. O revestimento do teto também é na cor preta.

Com acabamento em couro e suede, os bancos são elétricos, tanto para motorista como passageiro, o que reflete em mais praticidade ao dirigir, e mais conforto para quem vai de carona.

Jeep Compass Blackhawk tem bancos com ajuste elétrico para o motorista e passageiro. Jeep Compass Blackhawk tem bancos com ajuste elétrico para o motorista e passageiro | Foto: Stellantis/Divulgação

O carro ainda conta com teto solar panorâmico e freio de mão eletrônico, além um espaço de entre eixos, dentro do padrão de conforto para cinco ocupantes, de 2,63 m.

Teto solar panorâmicoTeto solar panorâmico | Foto: Stellantis/Divulgação

A versão ainda tem porta-malas com capacidade de 476 litros, abertura e fechamento eletrônicos e sensor de presença (Hands Free), bastando movimentar o pé por baixo do para-choque traseiro para que o sensor detecte a presença e acione o sistema de abertura ou fechamento de forma automática.

Porta-malas do Jeep Compass 2025 mantém a capacidade de 476 litros.
Porta-malas do Jeep Compass 2025 mantém a capacidade de 476 litros | Foto: Stellantis/Divulgação

Na parte traseira, ainda se encontra dois canos de escape, uma de cada lado do para-choque. Mas quem espera aqueles “roncos” do motor, vai se decepcionar porque o detalhe é mais decorativo para dar uma pegada mais esportiva.

Na traseira, a versão esportiva Jeep Compass Blackhawk conta com dois canos de escape bilaterais. Na traseira, a versão esportiva Jeep Compass Blackhawk conta com dois canos de escape bilaterais | Foto: Stellantis/Divulgação

Dirigibilidade e performance
É inegável que o Jeep Compass tem uma excelente dirigibilidade e performance tanto no on quanto no off-road. E, na versão Blackhawk, esse adjetivo vai para o superlativo.

No entanto, o peso do veículo (1.720 kg) e a tração integral impactam no consumo, tornando-o menos eficiente do que alguns concorrentes híbridos.

Com o motor mais forte, o consumo opera nos 8,3 km/l na cidade e 11 km/l na estrada, ficando dentro dos padrões dos SUVs médios com motor 2.0 turbo, mas, com certeza, não é um dos pontos fortes do veículo.

E as assistências à condução, apesar de serem ponto positivo de segurança do veículo, parecem prejudicar um pouco a performance. O benefício da manutenção de faixa deixa a direção mais pesada para manter o volante centralizado. Ao desligar o auxílio, as respostas ficam mais rápidas e precisas.

Outro recurso é o de “performance pages”. Por meio dele, o condutor tem acesso a uma série de dados da pista direto na tela do painel digital, como Força G, pressão na turbina, percentual de utilização da potência e torque, velocímetro (digital ou analógico) e conta-giros do motor.

No painel de instrumentos de 10,25” é possível ver várias informações do desempenho do veículo na função "performance pages" | Foto: Stellantis/Divulgação

Tecnologia

 
No Jeep Compass a central multimídia de 10,1” tem espelhamento sem fio e o ar-condicionado é digital e dual zone. | Foto: Stellantis/Divulgação
 
No quesito tecnologia embarcada, o Compass Blackhawk vem na mesma configuração das versões medianas, com quadro de instrumentos 10,25” Full Digital e HD, central multimídia de 10,1”, ar-condicionado digital de duas zonas e saída para o banco traseiro, espelhamento sem fio para Android Auto e Apple Carplay, Alexa in-vehicle e entradas USB-A e USB-C.

Mas os destaques da versão são o carregador de celular por indução e o Adventure Intelligence Plus, onde é possível controlar o veículo remotamente.

Carregador de celular por indução é um dos equipamentos do pacote de tecnologia da versão Blackhawk.Carregador de celular por indução é um dos equipamentos do pacote de tecnologia da versão Blackhawk | Foto: Stellantis/Divulgação

Segurança
Para tanta potência e performance, a segurança é o item que, talvez, mais faça jus, além do motor, ao investimento na versão mais cara da linha Jeep Compass. A Blackhawk conta com sistema de segurança ADAS nível 2 com a adição do ADA (Assistente ativo de direção).

Confira os itens:
- Assistente ativo de direção
- Centralizador de faixa
- Piloto automático adaptativo com Stop&Go
- Comutação automática dos faróis
- Detector de fadiga do motorista
- Aviso de mudança de faixas
- Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência com detecção de pedestres e ciclistas
- Reconhecimento de placas de trânsito
- Monitoramento de pontos cegos
- Detecção de tráfego cruzado
- Park Assist
- Sete airbags
 - Sistema de detecção da pressão dos pneus
- TC (Controle de Tração)
- PBA (Panic Brake Assist)
- HSA (Assistente de partida em aclives)
- DST (Dynamic Steering Torque)
- ERM (Sistema Eletrônico Anticapotamento
- TSC (Trailer Sway Control)
- ABS (Anti- lock Braking System)
- ESC (Controle eletrônico de estabilidade), entre outros.

Pontos Positivos
Design exclusivo – O Blackhawk traz acabamentos em preto brilhante, logotipos escurecidos e rodas diferenciadas, conferindo um visual mais agressivo e sofisticado.

Motorização eficiente – Equipado com o já conhecido motor motor motor Hurricane 2.0 turbo de 272 cv e 40,1 kgfm de torque, aliado ao câmbio automático de nove marchas e tração 4x4, o SUV entrega boa performance tanto na cidade quanto em terrenos mais difíceis.

Tecnologia e segurança – O modelo vem com um pacote tecnológico e de segurança completo, incluindo piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, alerta de permanência em faixa e sistema multimídia atualizado com tela de 10,1 polegadas.

Conforto e espaço interno – O Compass sempre se destacou pelo bom nível de acabamento e espaço interno adequado para famílias, e essa versão mantém o padrão elevado com bancos revestidos em couro e ajustes elétricos para o motorista e passageiro.

Versão topo de linha Blackhawk do Jeep Compass conta com pacote completo de segurança e tecnologia. Versão topo de linha Blackhawk do Jeep Compass conta com pacote completo de segurança e tecnologia | Foto: Stellantis/Divulgação

Pontos Negativos
Preço elevado – Como se trata de uma edição especial, o Compass Blackhawk 2025 tem um preço consideravelmente mais alto em relação às versões convencionais, aproximando-se do segmento premium.

Consumo de combustível – Apesar do motor eficiente, o consumo ainda pode ser um ponto de atenção para quem busca economia.

Porta-malas mediano – Com 476 litros de capacidade, o porta-malas do Compass não é o maior da categoria, ficando atrás de alguns concorrentes como o Toyota RAV4 e o Volkswagen Tiguan.

Concorrentes
- Volkswagen Tiguan Allspace R-Line: equipado com um motor 2.0 TSI de 186 cv e 30 kgfm de torque, o Tiguan acelera de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos, com velocidade máxima de 215 km/h. Embora ofereça espaço para sete passageiros e características como bancos traseiros reclináveis e ar-condicionado de três zonas, o Tiguan apresenta desempenho inferior ao Compass Blackhawk. O modelo tem amplo espaço interno, mas peca por um design menos exclusivo e menor oferta de tecnologia.

- Haval H6 PHEV: este SUV híbrido plug-in combina um motor 1.5 turbo a gasolina com dois motores elétricos, totalizando 393 cv e 77,7 kgfm de torque. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos, com velocidade máxima de 180 km/h. Além do desempenho impressionante, oferece autonomia elétrica de 113 km, segundo o Inmetro.

- Toyota RAV4 Hybrid: Combinando um motor 2.5 a gasolina com três motores elétricos, o RAV4 entrega 222 cv e 27,9 kgfm de torque. Acelera de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos e atinge velocidade máxima de 180 km/h. Embora menos potente que o Compass Blackhawk, destaca-se pela eficiência energética. Sendo assim, o híbrido da Toyota oferece maior eficiência de combustível e tecnologia embarcada, mas seu preço é mais elevado.

Vale o investimento?

Versão topo de linha esportivo Jeep Compass Blackhawk.Versão topo de linha esportivo Jeep Compass Blackhawk | Foto: Stellantis/Divulgação

Se você busca um SUV médio com design exclusivo, boa performance off-road e um pacote tecnológico completo, talvez valha o investimento para ter o Compass Blackhawk 2025 na garagem.

O carro é sofisticado e vai entregar boa performance e pacotes de segurança e tecnologia, mas talvez seja mais uma questão de status de ter um carro com mais potência do que ele realmente necessita para cumprir o papel que lhe cabe.

Inclusive, o preço elevado e o consumo de combustível podem afastar alguns consumidores, especialmente quando se considera que modelos concorrentes oferecem vantagens como melhor eficiência energética ou espaço interno maior.

Para quem busca a melhor relação custo-benefício, pode ser interessante analisar outras versões do próprio Compass, que, como ressaltamos, custam R$ 40 mil a menos, ou modelos concorrentes, como o Haval H6 PHEV ou SUVs de sete lugares como o Volkswagen Tiguan Allspace R-Line podem ser alternativas a se considerar antes da decisão final.

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