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Economia

K-Line e Nexus passam a integrar o hub de veículos em Suape

Porto pernambucano vem sendo utilizado como ponte de acesso de veículos do Mercosul para outros países das Américas

Complexo Industrial Portuário de SuapeComplexo Industrial Portuário de Suape - Foto: Divulgação

Localizado estrategicamente, o Porto de Suape está a apenas cinco dias do Canal do Panamá, local que liga o oceano Atlântico ao oceano Pacífico e é uma travessia chave para o comércio marítimo internacional. Visto isso, as empresas passaram a olhar de forma diferente para o espaço, ocasionando na implementação de um hub de veículos. Nele, as K-Line e Nexus, serão incorporados às centenas de automóveis de passeio e utilitários que desembarcam em Suape, desde novembro de 2021, para depois seguir para outros destinos internacionais. As unidades, fabricadas no Uruguai e na Argentina, por ora estão sendo transportadas para países como Colômbia, República Dominicana, Costa Rica, México e Estados Unidos

 

“A pandemia criou um caos logístico no mundo e isso afetou, drasticamente, o transporte de veículos entre os países. Como resultado dos congestionamentos nos portos, escassez de mão de obra e falta de peças para produção, há uma grande demanda reprimida para navios roll on-roll off (tipo de cargueiro gigante para o transporte de automóveis). Em razão desse gargalo e do custo competitivo de Suape, decidimos criar um hub para veículos em Pernambuco e os resultados são bastante positivos”, enfatiza o engenheiro Rafael Cristelo, gerente-geral da K-Line Brasil e da Nexus.  

 

Do Japão à Pernambuco, a K-Line celebrou 100 anos em 2019 e carrega o título de uma das maiores empresas de navegação do mundo, operando mais de 500 navios de tipos variados. Já a Nexus é uma empresa nacional do mesmo grupo e atua no setor logístico automotivo e de cargas de projeto, sendo a responsável pela operação completa do hub em Suape 

 

“A Nexus dispõe de um sistema próprio, dedicado a operações de pátios e plantas, propondo-se a obter maior visibilidade da cadeia logística. Contamos com módulos integrados à operação diária, provendo visibilidade e informações em tempo real para os clientes e parceiros”, pontua Rafael Cristelo. Além de atuar na exportação de barcos, cargas de projeto e maquinários, traz toda a solução logística terrestre. 

 


E não deve parar por aí 

De acordo com Rafael Cristelo, com toda a infraestrutura da K-Line e da Nexus, aliada ao potencial de Suape, a tendência é aumentar o embarque e desembarque de veículos, além de cargas estáticas, como barcos, maquinários e guindastes. “Suape se tornou o principal ponto de exportação de lanchas e maquinários do Nordeste e o nosso objetivo é incrementar ainda mais nossas operações em terras pernambucanas”, destaca. 

A movimentação de veículos em Suape foi um dos grandes destaques do porto em 2021. Segundo a estatal, o número de automóveis importados e exportados foi 20% maior em relação a 2020. Esse percentual totaliza 47.841 unidades em 2021 ante 39.922 no ano anterior. Suape é a porta de saída para os veículos da Stellantis (antiga FCA), produzidos tanto na fábrica da Jeep em Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco, quanto na planta do grupo em Betim (MG), tendo como destino países como Argentina e México.  

O porto tem três pátios públicos para o armazenamento de veículos, que somam 227 mil metros quadrados de área e capacidade anual para 250 mil carros. Atualmente, Suape exporta carros das montadoras Fiat e Jeep, e importa da GM, Toyota e Nissan. Dois pátios são exclusivos para veículos movimentados no sistema roll on-roll off, denominados Pátios Públicos de Veículos PPV1 e PPV2, e outro para carga geral, o antigo Pátio de Contêineres de Suape, denominado PCON. 

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