LATAM fecha parceria no Recife para reutilizar tecidos usados pela companhia
RODA Design Circular é o terceiro parceiro da LATAM no Brasil em projetos de reutilização criativa
A LATAM Airlines anunciou hoje (30) uma instituição recifense como sua terceira parceria no Brasil para o programa Segundo Voo.
O programa é centrado na reutilização criativa de tecidos usados da operação da companhia, e a colaboração envolve a RODA Design Circular, uma instituição de Recife dedicada a criar novos produtos economicamente sustentáveis a partir de materiais descartados por empresas.
Conforme declarado pela entidade, a parceria tem como meta a transformação de tecidos de tapeçaria usados e obsoletos, como couro e revestimento de poltronas da frota da companhia aérea, incluindo uniformes utilizados.
Leia também
• Gol, Latam e Azul ganharam R$ 6,5 bilhões em renúncia fiscal em 2021
• Latam terá 15 voos extras e prevê aumento de 16% em pousos em Pernambuco durante Carnaval 2024
• Latam transporta 39 t de alimentos para população vulnerável
Na fase inicial do programa, está prevista a conversão de 12 toneladas de retalhos de couro descartados de aeronaves em novos produtos para consumo. O trabalho consiste na transformação de materiais de alto valor, como o couro, na forma de itens já sem serventia na operação da LATAM, em produtos que poderão surgir na forma de roupas ou acessórios para o uso cotidiano.
“Ampliar o escopo dos projetos com foco em sustentabilidade e impacto social da LATAM é um dos objetivos da companhia, e a parceria com a RODA nos permite envolver positivamente comunidades do Nordeste, uma região muito importante para nós”, comenta Lígia Sato, gerente de Sustentabilidade da LATAM.
“Ficamos muito entusiasmados em conhecer o trabalho da RODA, não apenas pelos produtos de alto padrão feitos a partir de tecidos usados, mas pela forma como empregam o conceito de valor compartilhado na prática”, conclui.
O projeto prevê ainda uma segunda etapa utilizando materiais de tapeçaria usados das aeronaves ou obsoletos, ainda este ano. O processo de manufatura será feito de forma a envolver e empoderar comunidades de Recife e região na produção dos novos itens, que, por sua vez, são pensados de forma a considerar toda a cadeia produtiva, e não apenas seu uso final.
“Acreditamos em fomentar a cultura do consumo consciente e do reaproveitamento por meio do design circular. Com o pensamento de reutilizar, transformar e criar a partir de peças que já cumpriram com sua função, podemos contribuir para uma economia mais sustentável”, comenta Mariana Amazonas, mestra em Design Thinking Ecológico e uma das fundadoras da RODA.
“O material doado pela LATAM é que irá nos mostrar que tipo de produto poderá ser produzido a partir dele, considerando não apenas a estética e a funcionalidade, mas também como o processo produtivo poderá impactar positivamente pessoas em nossa região”, complementa.