REDES SOCIAIS

Likes, retrospectiva do ano, check-in: as tendências lançadas pelo Facebook nos seus 20 anos

Plataforma criou um novo modo de interagir em redes sociais, com funções depois copiadas por rivais. Tudo para manter o usuário conectado pelo máximo de tempo

MetaMeta - Foto: Chris Delmas / AFP

Publicar fotos, monitorar “likes” e compartilhar localização fazem parte da rotina da maioria dos usuários do Instagram e, mais recentemente, do TikTok. No entanto, apesar de serem associadas a essas plataformas, muitas das tendências foram inauguradas — e chegaram até a viralizar — pelo Facebook, que completa 20 anos neste mês.

A criação do Facebook estreou uma nova era para as redes sociais, com novos formatos de interações, que passaram a integrar a rotina da maioria dos brasileiros. Tudo para fazer com que os usuários ficassem cada vez mais tempo conectados na plataforma.

A difusão de alguns hábitos ultrapassaram os limites do Facebook — e em alguns casos chegaram até ao streming. Conheça algumas das inovações da plataforma.

Audiência de 'likes'
O Facebook foi responsável por popularizar as curtidas em publicações, comentários, fotos e vídeos. Com a interação, usuários passaram a se empenhar para conquistar e monitorar os números de “likes” em uma publicação.

O botão de "curtir" foi lançado em 2009. Depois, chegou também ao Instagram, que foi comprado pelo Facebook. Na rede social vizinha, porém, a contagem de curtidas virou alvo de críticas ao ser relacionada a problemas de saúde mental de jovens e a plataforma tornou opcional a visualização das curtidas pelos seguidores, a critério do usuário.

De todo modo, o joinha se popularizou por outras redes, como o WhatsApp.

Mais tarde, além da curtida, o Facebook passou a possibilitar outras reações — como "amei", "uau" e "triste".

Agenda de aniversários
O Facebook se tornou — e para muitos ainda é — a principal ferramenta para lembrar aniversários. No dia da celebração, a plataforma envia uma notificação para alertar o usuário a parabenizar o amigo.

Retrospectiva do ano
Ao se aproximar do fim do ano, o Facebook envia ao usuário uma retrospectiva personalizada, com um resumo das principais atualizações, publicações e reações de cada conta para compartilhar com os amigos da rede

Hoje, outras redes sociais e até plataformas de streaming — como o Spotify e o Deezer — já adotam prática semelhante, adaptando a retrospectiva ao tipo de serviço oferecido.

Atualização de status
Se hoje os usuários anunciam um namoro ou casamento por meio de uma foto ou vídeo, antes, a moda era atualizar o status de relacionamento sério no Facebook.

Álbum de fotos
Apesar de hoje o Instagram ser a principal plataforma para compartilhar momentos em forma de fotos, essa "febre" começou no Facebook.

Lá, além de publicar uma imagem, os usuários têm a opção de organizá-las e compartilhá-las em álbuns, que podem ser acessadas por meio do perfil de cada um.

Dia das Crianças
Tradição entre os usuários do Facebook, com a aproximação do dia das crianças — comemorado em 12 de outubro — os donos das contas trocam sua imagem de perfil por fotos suas quando crianças.

Check-in
Bem antes de publicar um stories no Instagram ou uma foto com a localização, os usuários faziam um check-in no Facebook. Assim, podiam informar aos amigos onde estavam.

Apps para envelhecer
Antes de o ChatGPT e a inteligência artificial generativa se tornarem um assunto familiar para a maioria, se tornou uma tendência testar apps para envelhecer ou rejuvenescer e compartilhar o resultado na rede.

Avatares
Uma das ferramentas do Facebook que tomou conta dos feeds do usuário é a possibilidade de criar um avatar semelhante ao próprio usuário. Quando perfis do Instagram e Facebook estão sincronizados, o mesmo avatar pode ser utilizado nas duas plataformas.

Veja também

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês
Dólar

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee
Falha no sistema

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Newsletter