hidrogênio

Lira quer aprovar marco regulatório para hidrogênio verde ainda neste ano

Objetivo é reduzir a dependência de diesel, diz presidente da Câmara em evento em NY. Presidente da Fiesp diz que Brasil tem tudo para ser o maior destinatário de investimentos 'nearshoring' e 'offshoring'

O presidente da Câmara, Arthur Lira, e o ministro da Fazenda, Fernando HaddadO presidente da Câmara, Arthur Lira, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad - Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, afirmou nesta segunda-feira que quer aprovar na Casa o marco regulatório de transição para uso de hidrogênio verde ainda neste semestre. A ideia é usar o combustível para descarbonizar a frota nacional de transporte de carga e reduzir a dependência de diesel.

Lira participa de evento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) na Bolsa de Valores de Nova York. Também participam do encontro os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Meio Ambiente, Marina Silva, além do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e de empresários.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes da Silva, que está em Nova York, ressaltou a nova segurança jurídica e institucional brasileira.

- O Brasil tem tudo para ser o maior destinatário dos investimentos ‘nearshoring’ e ‘offshoring’ e combustíveis. Mostramos também que temos uma democracia forte, depois do que passamos e nossas instituições jurídicas continuaram seguras", afirmou.

Já o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn, que também está presente no evento, disse que houve retomada de interesse pelo Brasil e pela região como parte da solução do aquecimento global.

Segundo ele, há interesse ainda na produção de alimentos e minérios raros.

Pacheco disse que a discussão, agora, é como preservar o ambiente sem manter a população na pobreza:

- Sem a redução das desigualdades regionais, a crise ambiental tende a se agravar. Precisamos de colaboração internacional, inclusive dos Estados Unidos - disse.

Veja também

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app
trabalhadores

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU
Inteligência Artificial

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU

Newsletter