L'Oréal elimina termos como ' extra clara' e 'morena mais' em linhas de proteção solar
As linhas de produtos para proteção solar passam a contar com uma escala numérica de cores
A gigante francesa do setor de cosméticos L'Oréal está eliminando o uso de termos como "clara", "morena" e "morena mais" da descrição de seus protetores solares, em um contexto de aumento da preocupação das companhias com o combate ao racismo e a promoção da diversidade.
Em vez de utilizar definições nominais nas embalagens, as linhas de produtos para proteção solar passam a contar com uma escala numérica de cores, que vai do tom 1 a 6. Uma forma da companhia evitar o uso de termos considerados racistas em sua comunicação com o consumidor.
Segundo a empresa, o insight para a nova nomenclatura surgiu a partir de estudo feito em parceria com o Estúdio Nina - agência especializada em consumidores negros -, onde foram ouvidos dermatologistas, maquiadores, consumidores negros, bem como a rede de afinidades racial da L'Oréal Brasil, a AfroSOU.
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A mudança começou a ser adotada a partir das linhas Anthelios Ultra Cover e Anthelios Airlicium+ (marca La Roche-Posay); Solar Expertise Anti Oleosidade (L’Oréal Paris) e Capital Soleil UV-Age Daily (Vichy).
Além da nova nomenclatura, a L'Oréal desenvolveu 11 novas fórmulas de proteção solar com cor, ampliando de 32 para 43 a oferta de produtos para pele brasileira. Segundo a companhia, o objetivo é oferecer opções que atendam a diversidade da população.
Movimento global
A mudança vem na esteira de um movimento global, que ocorre há pelo menos dois anos, em que as companhias aderem à melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG). Consumidores têm cobrado, principalmente por meio das redes sociais, que as empresas assumam compromissos antirracistas.
Em 2020, o grupo L'Oréal decidiu que removeria os termos "branco", "branqueador", "claro", "clareamento" de todos os seus produtos destinados a homogeneizar a pele. No mesmo ano, a Suvinil mudou o nome das cores das tintas. A cor 'pele de pêssego', por exemplo, passou a se chamar 'rosa laranja' - como parte de reposicionamento da marca.