Lucro da Microsoft cresce 20% no quarto trimestre fiscal, superando estimativas
Crescimento das vendas foi de 8% no período
A Microsoft divulgou um crescimento morno nas vendas do quarto trimestre fiscal, prejudicado pela desaceleração da demanda por serviços de computação em nuvem, enquanto a fabricante de software aguarda um aumento na receita de novos produtos movidos a inteligência artificial.
No entanto, o lucro no período encerrado em 30 de junho foi de US$ 20,08 bilhões, 20% maior do que em igual período do ano passado, enquanto as vendas cresceram 8%, chegando a US$ 56,2 bilhões, informou a empresa em comunicado.
Embora os resultados gerais tenham superado as projeções dos analistas, o crescimento da receita dos serviços de nuvem do Azure diminuiu para 27%, excluindo as flutuações cambiais, em comparação com 31% no trimestre anterior.
O CEO Satya Nadella revelou uma série de novos programas de IA - baseados em modelos do parceiro OpenAI - para a maioria das principais linhas de produtos da Microsoft, e a demanda está aumentando para serviços baseados na Internet que permitem que os clientes usem as tecnologias OpenAI.
Ainda assim, o pacote de produtividade do Office da empresa, que inclui IA, ainda não está amplamente disponível, e os gastos gerais com serviços do Azure e aplicativos do Office estão diminuindo após vários anos de investimentos corporativos crescentes.
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Ao mesmo tempo, as remessas de computadores pessoais caíram pelo sexto trimestre consecutivo, prejudicando as vendas do software Windows e dos dispositivos Surface.
As ações caíram cerca de 1,5% no pós-mercado, depois de terem subido para US$ 350,98 no fechamento em Nova York. Os papéis subiram 18% nos três meses encerrados em junho, superando o aumento de 8,3% do índice S&P 500 nesse período.
Na semana passada, as ações da Microsoft atingiram um recorde de alta, impulsionadas pelo otimismo em relação a novas estratégias e produtos de IA.
"As organizações estão se perguntando não apenas como - mas com que rapidez - podem aplicar essa próxima geração de IA para abordar as maiores oportunidades e desafios que enfrentam - com segurança e responsabilidade", disse Satya Nadella, presidente e CEO da Microsoft. "Continuamos focados em liderar a nova mudança de plataforma de IA, ajudando os clientes a usar o Microsoft Cloud para obter o máximo de valor de seus gastos digitais e impulsionar a alavancagem operacional."
A Microsoft investiu US$ 13 bilhões na startup OpenAI, uma parceria que colocou a fabricante de software de 48 anos na vanguarda de uma corrida para desenvolver novos aplicativos que permitem aos clientes criar novos conteúdos a partir de seus dados existentes, bem como de informações extraídas da Web.
A empresa está aumentando os gastos para expandir os data centers e comprar os chips necessários para executar sistemas complexos de IA. Para compensar os altos investimentos, a Microsoft está lançando maneiras de gerar dinheiro com esses produtos.
No início deste mês,definiu um preço de US$ 30 por mês por usuário para suas ferramentas de IA do Office, chamadas Microso ft 365 Copilot - além do que a maioria dos clientes empresariais já paga pelo pacote de produtividade empresarial, que inclui Word, Excel, e-mail e software de conferência.
A Microsoft está reformulando a maioria de seus produtos - incluindo Office, Windows, Azure e a pesquisa do Bing - com base no modelo de linguagem mais recente da OpenAI, o GPT-4, e adicionando uma tecnologia de chatbot semelhante ao sucesso viral da startup, o ChatGPT.
A estimativa de crescimento anual das vendas diminuiu para 7% em 2023, após cinco anos consecutivos de aumentos acima de 10%. A Microsoft demitiu 10.000 funcionários no trimestre encerrado em março, inclusive em negócios importantes como Azure e software de segurança. A empresa sediada em Redmond, Washington, fez um número menor de demissões adicionais em julho, em áreas como vendas e suporte.