Lucros da Vale registram queda de 9% ao ano no 1º trimestre
Queda no lucro no primeiro trimestre de 2024 é explicada principalmente pelos preços mais baixos de finos de minério de ferro, níquel e cobre
A mineradora Vale divulgou, na quarta-feira (24), um lucro líquido atribuído aos acionistas de 8,291 bilhões de reais no primeiro trimestre, um valor 9% inferior ao recorde do mesmo período do ano passado.
A empresa, uma das maiores mineradoras do mundo, registrou lucro de 9,521 bilhões de reais entre janeiro e março de 2023, segundo o relatório de resultados divulgado no fechamento dos mercados.
Enquanto isso, a queda foi de 31% em relação ao trimestre anterior, o último de 2023, quando o lucro líquido atingiu 11,982 bilhões de reais, segundo informações da mineradora.
Leia também
• Lucro líquido do Assaí cai 16,7%, para R$ 60 milhões, no 1º trimestre
• Unilever supera expectativas de faturamento e vendas no 1º trimestre
Conforme detalhado pela Vale, a queda no lucro no primeiro trimestre de 2024 é explicada principalmente pelos preços mais baixos de finos de minério de ferro, níquel e cobre, apenas parcialmente "compensados pelos maiores volumes de vendas" de minério de ferro e cobre.
"No negócio de Soluções de Minério de Ferro, nossas vendas de minério de ferro aumentaram 15% ano a ano, apoiadas por uma produção forte", a maior para o período desde 2019, destacou o CEO da empresa, Eduardo Bartolomeo, citado no relatório aos mercados.
A queda nos lucros da gigante mineradora era esperada pelos analistas, segundo o jornal Valor Econômico.