Logo Folha de Pernambuco

Bloco econômico

Lula convida membros do Mercosul a se tornarem "parceiros" do G20

Brasil assumiu pela primeira vez, na semana passada, a presidência rotativa do G20, grupo das principais economias do planeta

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante  encontro dos Chefes de Estado dos Estados Partes do MercosulPresidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante encontro dos Chefes de Estado dos Estados Partes do Mercosul - Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou a Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, que acontece nesta quinta-feira (7), no Rio de Janeiro, para convidar os membros do bloco a se tornarem “parceiros” do G20, reconhecendo o bloco sul-americano como “um espaço estratégico de coordenação em questões globais”.

O Brasil assumiu, na semana passada, pela primeira vez, a presidência rotativa do G20, o grupo das principais economias do planeta e mais a União Europeia e a União Africana, criado em 1999 após a crise financeira asiática.

— O Mercosul também é um espaço estratégico de coordenação para questões globais — declarou o presidente brasileiro. — Daqui a dois anos, o Brasil sediará a COP30 e espero que todos os senhores participem ativamente, pois é a primeira vez na história que a Amazônia falará por si só.

Segundo Lula, a COP em Belém do Pará será “possivelmente a reunião mais importante”, por isso, gostaria de “contar com o apoio e a participação de vocês, porque teremos dezenas de reuniões de muitos ministérios e temas”.

— Vocês sabem que todos os colegas do Mercosul e da América do Sul são nossos convidados na construção do sucesso dessa situação — acrescentou.

Com mandato de um ano à frente do G20, o objetivo do Brasil é promover três bandeiras centrais: combate à fome, pobreza e desigualdade; desenvolvimento sustentável e reforma da governança global.

Veja também

Polícia investiga fraudes de R$ 40 milhões contra o Banco do Brasil
CRIME ORGANIZADO

Polícia investiga fraudes de R$ 40 milhões contra o Banco do Brasil

Departamento de Justiça dos EUA pode desfazer acordo do Google com a Anthropic
Google e Anthropic

Departamento de Justiça dos EUA pode desfazer acordo do Google com a Anthropic

Newsletter