Lula convida presidente da Fiesp para Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Josué Gomes é filho de José Alencar e preside a Fiesp desde julho de 2021
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, na manhã desta quarta-feira (14),com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes, em Brasília, e o convidou para assumir o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. A conversa ocorreu em um hotel em Brasília onde o presidente eleito está hospedado.
Filho de José de Alencar, vice de Lula nos dois primeiros mandatos, Gomes ainda não confirmou se aceitará. Petistas avaliam que, caso o empresário não aceite assumir o ministério, será consultado para a indicação de um nome para pasta. Lula tinha boa relação com José Alencar e costuma elogiar Gomes a interlocutores.
Leia também
• Nísia Trindade será a ministra da Saúde de Lula, garantem integrantes da equipe de Transição
• Conheça Márcio Tavares, historiador que será o braço-direito de Margareth Menezes na Cultura
• "Eu quero dizer pra você que não é mais boato, será presidente do BNDES", diz Lula sobre Mercadante
Sob Lula, esse ministério terá o comando do BNDES, que será chefiado pelo ex-ministro Aloizio Mercadante, anunciado na terça-feira por Lula
Josué é diretor-presidente da Coteminas, maior grupo têxtil do país, e chegou a ser avaliado como possibilidade para ser vice de Lula, mas as conversas não avançaram. No comando da Fiesp desde janeiro, o executivo é alvo de oposição de Paulo Skaf, seu antecessor.