BANCO CENTRAL

Lula critica Campo Neto por manutenção da taxa de juros: "É teimoso, não tem mais explicação"

Presidente da República cobra redução da taxa básica de juros com críticas personalizadas a Campos Neto. Porém, a decisão sobre a Selic não depende só do chefe da autarquia

Lula Lula  - Foto: Reprodução/YouTube

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar nesta terça-feira o Banco Central pela manutenção da taxa básica de juros (Selic) em 13,75% - neste patamar desde agosto de 2022. Lula alega "teimosia" do chefe da autarquia, Roberto Campos Neto.

— As pessoas estão ficando mais otimistas, a inflação está caindo e logo logo vai começar a baixar a taxa de juro, porque o presidente do Banco Central é teimoso, tinhoso, não tem mais explicação (para a Selic em 13,75%) — disse o presidente, na Live semanal realizada pelo Planalto desde de junho.

O governo cobra redução da taxa básica de juros desde o começo do ano e a ala política endossa críticas personalizadas a Campos Neto. Porém, a decisão sobre juros não depende só do presidente do BC.

A Selic é definida a cada 45 dias pelo Comitê de Política Monetária (Copom) - com votos individuais de mais oito diretores e o chefe da autarquia. Na última reunião, em junho, o colegiado indicou que agosto poderá haver a primeira redução na taxa básica, com a melhora de indicadores econômicos.
 

Outra crítica feita pelo presidente da República, a atuação do BC, foi em relação à projeção de inflação. Uma das diferentes variáveis para o Copom definir a taxa de juros é a expectativa de agentes do mercado financeiro sobre o índice de preços. Lula cobra um “olhar” para as projeções da economia real:

— Tem um jogo que você tem que jogar você tem que esperar a expectativa do povo trabalhador, tem que ver expectativa do mercado, a expectativa do varejista expectativa, do empresário, mas sobretudo a gente tem que estar com o olho naquelas pessoas mais necessitadas, aquelas que efetivamente precisam do Estado — declara.

Veja também

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês
Dólar

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee
Falha no sistema

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Newsletter