NEGÓCIOS

Lula critica modelo de controle da Vale um dia após escolha de CEO: "Não tem dono"

Presidente chegou a tentar indicar Mantega para a empresa

Presidente LulaPresidente Lula - Foto: Ricardo Stuckert/PT

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta terça-feirao modelo de controle da mineradora Vale, um dia após o Conselho de Administração da empresa escolher, por unanimidade, Gustavo Pimenta para ser o novo CEO da companhia, em substituição a Eduardo Bartolomeo.

Pimenta é o atual vice-presidente executivo de Finanças e Relações com Investidores da empresa.

— A Vale, que tinha uma diretoria, eu sabia quem era o presidente, a gente sabia quem era. Hoje nessa discussão que a gente está, de fazer um acordo para receber dinheiro de Mariana (MG), o dinheiro que prometeram pro povo, você não tem dono. Uma tal de corporate que não tem dono, monte de gente com 2%, monte de gente com 3%. É que nem cachorro de muito dono, morre de fome, morre de sede porque todo pensa que colocou água, todo mundo pensa que deu comida e ninguém colocou — afirmou o presidente em evento da estatal Telebras.

A Vale não tem controlador definido, num modelo definido pelo mercado como "corporation". Por ele, as ações são pulverizadas.

A definição do novo CEO da Vale encerra um período de meses de indefinição a respeito da sucessão da empresa, marcado pela especulação de diversos nomes potenciais para o caro e pela tentativa de Lula emplacar um indicado seu para o comando da empresa.

O presidente chegou a tentar indicar o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega para o cargo.

Em comunicado ao mercado, a Vale destacou que a definição foi o fim de um rigoroso processo de seleção em conformidade com o Estatuto Social da Vale, políticas corporativas, regulamento interno do colegiado e legislação aplicáveis.

Durante seu discurso, Lula também afirmou que muitas vezes já tentaram privatizar a Petrobras e criticou a venda de ativos da empresa:

— Quando há dificuldade de privatizá-la, eles começam a vender ativos separados e vão tentando desmontar o corpo, eu vendo um braço, eu vendo uma perna, vendo uma orelha, vendo os dentes. Ou seja, quando você volta, você percebe que a empresa está totalmente desmontada e não cumprindo mais aquele seu papel.

Veja também

Mudanças climáticas podem aumentar preços de alimentos ainda em 2024
Preços de alimentos

Mudanças climáticas podem aumentar preços de alimentos ainda em 2024

Mega-Sena 2.775: aposta de Timbaúba, em Pernambuco, leva sozinha R$ 81 milhões
LOTERIA

Mega-Sena 2.775: aposta de Timbaúba, em Pernambuco, leva sozinha R$ 81 milhões

Newsletter