Logo Folha de Pernambuco

BRASIL

Lula defende ampliação de ministérios e novos concursos públicos

Lula disse que, apesar da ampliação do número de ministérios, o quadro de funcionários de seu governo é menor do que o de seu mandato que iniciou em 2010

Presidente LulaPresidente Lula - Foto: Evaristo Sá/AFP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, nesta terça-feira (21), a criação de novos ministérios e aumentar a oferta de concursos em seu governo para ampliar o quadro de funcionários.

Sob o governo de Lula, o número de ministérios aumentou de 22 para 38. Entre as novas pastas criadas, estão os ministérios dos Povos Indígenas, das Mulheres, e da Igualdade Racial. Segundo presidente, a ampliação foi "extremamente importante para a relação com segmentos muito ativos da sociedade".

"Nós recriamos os ministérios com uma decisão que não iríamos aumentar um único cargo. Ou seja, só para você ter ideia, nós remontamos o governo, recriamos os ministérios, com menos funcionários que tínhamos no governo em 2010" disse Lula durante sua live semanal.

Lula ainda afirmou que o quadro de funcionários do governo não foi recomposto até hoje. Tendo isso em vista, o presidente visa aumentar a oferta de concursos públicos.

"Obviamente vamos ter que fazer mais concursos para preencher e atender (a demanda de funcionários), como vamos ter fiscais para combater o desmatamento, para combater as queimadas?" completou o presidente.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter