Logo Folha de Pernambuco

Gestão

Lula deve indicar Dilma Rousseff para presidência do Banco dos Brics

Atual presidente Marcos Troyjo foi indicado pelo ex-ministro da Economia Paulo Guedes em abril de 2020

Dilma RousseffDilma Rousseff - Foto: Mauro Pimentel / AFP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve indicar a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) para a presidência do Novo Banco de Desenvolvimento do Brics (NBD). A instituição é conhecida como Banco do Brics, grupo de países que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem tratado com o atual presidente, Marcos Troyjo, sobre a substituição. Lula buscava um cargo para Dilma fora do país, mas que não a colocasse como funcionária do governo no exterior.

Coube ao ex-chanceler e atual assessor especial da presidência para assuntos internacionais, Celso Amorim, verificar posições em organismos internacionais para a ex-presidente. De acordo com integrantes do governo, o nome de Dilma já conta com o apoio dos demais integrantes do bloco. Lula trabalha para ter a indicação de Dilma finalizada no banco até o final de fevereiro.

Troyjo foi indicado pelo ex-ministro da Economia Paulo Guedes ao cargo em abril de 2020. Na época, ocupava o cargo de secretário de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais. Pelo rodízio acertado entre os países membros, o Brasil ficará à frente da presidência da instituição entre 2020 e 2025.

O banco foi criado em 2014 e passou a operar a partir de 2016, com capital para financiar projetos de infraestrutura sustentáveis sob os pontos de vista econômico, social e ambiental.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter