Lula diz que Petrobras não tem direito de queimar gás, e precisa "colocar à disposição do povo"
Lula falou na sede do Ministério de Minas e Energia, depois de reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE)
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse nesta segunda-feira, 26, que a Petrobras não deve queimar gás, mas deixar o produto disponível para a população. A estatal injeta a maior parte do gás natural dos poços do pré-sal para aumentar a pressão interna e extrair mais petróleo.
Lula falou na sede do Ministério de Minas e Energia, depois de reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Na solenidade, ele anunciou medidas para aumentar a oferta de gás.
Leia também
• Lula volta a criticar venda da Eletrobras por Bolsonaro: "Crime de lesa pátria"
• Lula aprova resolução que permite usar estatal de petróleo para ampliar oferta de gás
• Lula participa de CNPE e reúne ministros da equipe econômica nesta segunda-feira (26)
"O gás é barato. A Petrobras não tem o direito de queimar gás. Ela tem o direito de trazer o gás e colocar o gás à disposição desse povo. Para que o povo pobre possa fazer comida, se não vai fazer a volta à lenha", declarou o petista.
O presidente disse que o gás tem que ser "instrumento da cesta básica". Também afirmou que a população não consegue pagar botijão de gás a R$ 140 em alguns Estados, enquanto o produto sairia da Petrobras por R$ 36.