Passagem Aérea

Lula diz que vai chamar empresas aéreas para discutir preços das passagens

Em entrevista para rádios da Amazônia, presidente questionou preços cobrados por viagens de avião

Presidente Lula Presidente Lula  - Foto: Jean-Christophe Verhaegen / AFP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira que vai chamar as empresas aéreas para discutir "o que está acontecendo" com o preço das passagens no Brasil. O chefe do Executivo disse ter pedido ao ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, um estudo sobre as passagens e quantidade de voos.

— Nós temos um problema que não tem explicação — criticou Lula. — Nós vamos chamar as empresas de aviação para discutir o que está acontecendo de verdade na aviação brasileira.

O presidente falou sobre o tema durante entrevista, pela manhã, para rádios da região Norte do país. Lula argumentou que as companhias aéreas não podem usar o preço do querosene como desculpa para o problema.

— Esse é um dos compromissos meus: discutir a questão da passagem aérea, discutir a questão da quantidade de voos que temos de cidade para cidade para que a gente possa normalizar o fluxo das viagens de aviões pelo Brasil — afirmou.

Apesar da reclamação do presidente, a Petrobras anunciou nesta semana reajuste médio de 4,3% nos preços do querosene de aviação (QAV) nas refinarias. O combustível representa 40% do custo de um voo.

— Eu quero discutir com as empresas por que a gente não tem aviões regionais, por que o voo é tão caro, a passagem é tão cara.

Veja também

BC manda bancos criarem alerta de golpe do Pix; medida entra em vigor em 2025
Pix

BC manda bancos criarem alerta de golpe do Pix; medida entra em vigor em 2025

CNI diz receber com "total indignação" alta da taxa Selic
Selic

CNI diz receber com "total indignação" alta da taxa Selic

Newsletter