Câmara dos Deputados

Arthur Lira afirma que relator da proposta do arcabouço fiscal será nomeado na quarta-feira (19)

O novo arcabouço fiscal traz um conjunto de normas para balizar as contas públicas

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL)Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) - Foto: Lucas Marques/Agência Brasil

O presidente da Câmara Arthur Lira afirmou nesta terça-feira (18)  que o relator para a proposta do governo de novo marco fiscal será nomeado na quarta-feira.

Em reunião com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Fazenda Fernando Haddad entregou proposta do novo arcabouço fiscal ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), no Palácio do Planalto.

— Queremos tratar esse projeto de maneira rápida. Amanhã, escolha do relator. E queremos apertar o debate, tornar ele público. Queremos um debate transparente. Nossa confiança é plena. Teremos uma boa lei que servirá de base para outras medidas — disse Lira.

O novo arcabouço fiscal traz um conjunto de normas para balizar as contas públicas. A proposta terá pisos e limites para o crescimento real dos gastos, baseado no incremento da receita. A medida substituirá a regra do teto de gastos, colocada em prática em 2016.

Inicialmente, havia intenção do Planalto de entregar a proposta em um evento após reunião de Lula com os chefes dos Poderes, governadores e prefeitos sobre violência nas escolas, mas a ideia não prosperou devido a ausência de Lira no evento.

A expectativa é de que a relatoria do marco fiscal na Câmara fique com o PP, partido de Arthur Lira. De acordo com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o relator deve ser definido ainda nesta semana.

Veja também

Selic: aumento da taxa de juros afeta diretamente consumidor
Taxa de juros

Selic: aumento da taxa de juros afeta diretamente consumidor

Wall Street fecha em baixa após corte nos juros pelo Fed
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em baixa após corte nos juros pelo Fed

Newsletter