Logo Folha de Pernambuco

BNDES

Lula encomenda ao BNDES plano para reestruturação de estatais com foco em deficitárias

Presidente se reuniu nesta segunda com ministros para debater o assunto

O presidente Luiz Inácio Lula da SilvaO presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu início, nesta segunda-feira, a uma rodada de reuniões com vários ministros para discutir a reestruturação das estatais, o que seria feito por meio do BNDES.

A estratégia é afastar de vez a ideia de privatização, mas adotar medidas para modernizar essas empresas e até mesmo fazer fusões. As estatais serão autorizadas a contratarem o BNDES, que elaborá projetos, de acordo com a voação e cada, disse um técnico do governo.

O Ministério de Gestão e Inovação (MGI), responsável pelas estatais também poderá fazer um contrato de gestão com o BNDES para propor soluções que melhorem o deempenho das empresas públicas. O foco será nas empresas deficitárias.

Foram discutidas as situações de Ceagesp, Ceasa Minas, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), empresa de processamento de dados do governo federal (Dataprev), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa de semicondutores (Ceitec) e Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Segundo interlocutores, serão editados vários decretos para que as providências possam ser tomadas. A ideia é reproduzir projeto qu o BNDES fez em relação à Usina Nuclear Angra 3. Novas reuniões sobre o tema devem ocorrer ao longo da semana.

Em nota, o MGI informou que o governo discute medida para melhorar a governança das estatais:

"O governo está discutindo um conjunto de medidas que tem como objetivo modernizar e ampliar a eficiência das empresas estatais federais, preservando sua autonomia e alinhando-as às melhores práticas de governança corporativa. As mudanças em discussão não alteram a Lei das Estatais (Lei 13.303, de 2016) e nem sua regulamentação."

Veja também

Governo discute medidas para modernizar e ampliar eficiência de estatais, diz MGI
ORÇAMENTO

Governo discute medidas para modernizar e ampliar eficiência de estatais, diz MGI

Wall Street fecha em alta, com recorde do Dow Jones
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta, com recorde do Dow Jones

Newsletter