Lula saberá operar na política aumento da extrema direita no País e mundo, diz Haddad
Questionado sobre a eleição das mesas diretoras de Câmara e Senado, Haddad disse que o clima no Congresso é bom
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse, nesta quarta-feira (4), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um político muito habilidoso e saberá construir consenso para a eleição de 2026, inclusive com o Centrão, além de estar preparado para enfrentar o avanço da extrema direita no Brasil e no mundo.
As declarações foram feitas durante o Fórum Jota - o Brasil em 10 anos, realizado em Brasília.
Leia também
• Anúncio do IR: Haddad diz que pacote atende expectativa para resultados fiscais e nega populismo
• Reforma Tributária: Haddad diz que cesta básica está fechada; senador deve apresentar relatório
• "Jogo político": Pacote fiscal reconcilia Haddad com PT, e partido promete fim do fogo amigo
"Eu vejo ali uma pessoa com grande habilidade política, grande capacidade de diálogo, respeita a divergência, é uma pessoa que sabe construir projetos. Eu tenho muita confiança que ele vai saber operar na política e eu vejo nele uma preocupação reiterada com o crescimento do extremismo no Brasil e no mundo. Ele fala muito disso, de que nós temos que ser mais fortes, isso não pode acontecer. Nós temos que defender a democracia", disse
Questionado sobre a eleição das mesas diretoras de Câmara e Senado, Haddad disse que o clima no Congresso é bom e que ele tem contato com todos os parlamentares, incluindo os que disputam os cargos de comando.
"Está todo mundo aberto a ouvir, aberto a se debruçar sobre o tema. A gente tem tido voto na oposição de vários projetos nossos, tem passado pelo crivo da oposição e eu acredito que os nossos líderes lá têm feito um bom trabalho de separar aquilo que é política de Estado, que vai favorecer qualquer governo, daquilo que pode ter um interesse político mais momentâneo", avaliou.