Lula fala com presidente Emirados Árabes sobre empenho do Mercosul por acordo de livre comércio
De acordo com nota divulgada pelo Palácio do Planalto, a ligação durou cerca de 30 minutos e ocorreu por volta das 12h
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou nesta segunda-feira, 30, para o presidente dos Emirados Árabes Unidos, Xeique Mohammed Bin Zayed Al Nahyan. Na conversa, Lula manifestou o empenho do Brasil e do Mercosul para a conclusão de um acordo de livre comércio do bloco com o país nos próximo meses.
De acordo com nota divulgada pelo Palácio do Planalto, a ligação durou cerca de 30 minutos e ocorreu por volta das 12h. No telefonema, os líderes deram "seguimento às tratativas recentes entre os dois países sobre temas da agenda bilateral".
Leia também
• Lula assina decreto de nomeação de Galípolo e novos diretores do Banco Central
• Lula assina decreto que aumenta salário mínimo para R$ 1.518 em 2025
• Ex-ministros da justiça rebatem governadores e defendem decreto de Lula sobre força policial
Um dos temas foi as negociações para um acordo de livre comércio entre as regiões. Segundo a presidência brasileira, Lula destacou "o entusiasmo no Mercosul com relação às negociações de uma Parceria Econômica Abrangente com os Emirados Árabes Unidos e manifestou o empenho do Brasil junto aos demais países do bloco para que essa Parceria seja concluída nos próximos meses"
O chefe do Executivo reiterou convite ao seu homólogo para que realize em 2025 visita ao Brasil. Caso se concretize, esta será a primeira de um chefe de Estado dos Emirados Árabes Unidos ao País.
Na conversa, o petista também agradeceu pelo convite para participar do World Governments Summit em Dubai, que acontecerá entre 11 e 12 de fevereiro. De acordo com o Palácio do Planalto, a participação de Lula será definida "oportunamente".